Em reunião ordinária realizada no dia 18 de dezembro, o Conselho Universitário (Consu) da UFVJM aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao cantor, compositor e multi-instrumentista Milton Nascimento. A proposta foi apresentada pela Reitoria da universidade, que irá agendar a cerimônia comemorativa pública para a entrega do título durante as celebrações dos 20 anos da UFVJM, em setembro de 2025.
“A Reitoria planeja uma série de eventos comemorativos, dentre eles a concessão de títulos honoríficos e homenagens a pessoas relevantes no cenário nacional e regional. Milton Nascimento tem as qualidades e requisitos próprios para receber o título de Doutor Honoris Causa”, explica o reitor, professor Heron Laiber Bonadiman. “Para mim, é motivo de muito orgulho, satisfação e honra conceder esse título a uma pessoa tão especial que faz parte da história do Brasil e de Minas Gerais, que está na cabeça dos brasileiros como um cantor de referência, que toca o coração, o afeto das pessoas e dá sentido à vida”, complementa o reitor.
Milton Nascimento, Diamantina e o Vale do Jequitinhonha*
Milton Nascimento é um cantor e compositor nacional e internacionalmente conhecido como uma das maiores vozes e talentos da música contemporânea. Vencedor de festivais de música ao longo de sua trajetória, também foi vencedor do Prêmio Grammy – o Oscar da música – em 1998, com o álbum Nascimento.
Apesar do reconhecimento nacional e internacional, Milton Nascimento nunca abandonou suas raízes mineiras. Aliás, o cerne formador de suas composições tem sempre a paisagem, a cultura, o povo e os elementos musicais mineiros como pano de fundo. Dessa forma, em qualquer lugar que a música de Milton Nascimento chegue, aí também se estabelece a indelével aura da identidade cultural mineira em toda sua pujança e plenitude.
Milton Nascimento sempre teve um carinho especial por Diamantina a ponto de, em duas especiais ocasiões, ao lado do letrista Femando Brant, ter prestado belas homenagens a esta cidade essencialmente musical. A primeira vez foi em 1969, quando do lançamento do álbum Milton Nascimento, no qual uma das faixas tem como título “Beco do Mota”. A segunda vez foi em 1980, com o lançamento do álbum Sentinela, no qual a faixa “Itamarandiba” faz também referência direta a Diamantina e a cidades do Vale do Jequitinhonha.
* Breve histórico produzido pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM, em novembro de 2015.
Doutor Honoris Causa
O título de Doutor Honoris Causa é a máxima distinção concedida por uma universidade. O nome tem origem do latim e significa “por causa de honra”. Por isso, esse título é dado em reconhecimento a quem fez um importante trabalho, mesmo que a pessoa não tenha graduação ou especialização na área.
O título a Milton Nascimento será concedido nos termos da Resolução Consu nº 20, de 8 de agosto de 2008, que diz em seu Artigo 2º: “O título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades nacionais ou estrangeiras, não pertencentes à UFVJM, que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras ou artes e aos que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade, o país, ou prestado relevantes serviços à universidade”.
O último título honorífico de Doutor Honoris Causa concedido pela UFVJM foi em 2008, ao diretor do Programa Regional de Bioética da Organização Pan-Americana de Saúde à época, professor Fernando Lolas Stepke.
Fonte: Diretoria de Comunicação Social da UFVJM
Foto: reprodução/ instagram @miltonbitucanascimento