A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abriu, até o dia 22 de dezembro, uma consulta pública para a atualização do Plano de Dados Abertos (PDA) da instituição. Criado em 2016, o PDA segue a determinação do Decreto 8.777 e visa tornar dados não sigilosos da administração pública federal acessíveis ao público. A consulta é realizada por meio de um questionário online, aberto à participação tanto da comunidade interna da UFMG (estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes) quanto da sociedade em geral.
O novo plano de dados, com vigência de agosto de 2025 a agosto de 2027, é uma ação que visa ampliar a transparência das instituições públicas, incluindo as universidades federais. A realização da consulta pública, conforme exigido pela Controladoria Geral da União (CGU), permite que a UFMG recolha contribuições para aprimorar a qualidade e o acesso às informações da universidade.
Joana Ziller, diretora de Governança Informacional da UFMG, destacou a importância do PDA como um guia estratégico para a abertura de dados públicos, estabelecendo padrões mínimos de qualidade e facilitando o acesso à informação, o que contribui para uma gestão pública mais transparente e acessível.
Fonte e Foto: Universidade Federal de Minas Gerais