Em dezembro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu representantes da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Vale para uma série de reuniões estratégicas, realizadas no câmpus e no Parque Científico e Tecnológico de Lavras, que agora tem a denominação de Ipêtech Lavras. O encontro teve como objetivo ampliar a colaboração com a Universidade, fortalecendo o desenvolvimento de soluções inovadoras para demandas reais do mercado industrial.
A comitiva da Vale foi composta pela engenheira de automação Bruna Ferreira, pelo engenheiro de minas Fernando Alvarenga, e pelo arquiteto de soluções industriais Cláudio José Barcelos Dal’ Col. Durante as apresentações, foi reforçada a intenção de atrair profissionais qualificados formados na UFLA, além de alinhar projetos de pesquisa e ensino aos desafios do setor industrial, promovendo maior impacto e aplicabilidade dos resultados acadêmicos.
Entre os temas discutidos, destacou-se o papel da inovação para o futuro da mineração. Os profissionais da Vale apresentaram a visão sobre a transição para uma mineração a seco, além de soluções voltadas à descarbonização e à transição energética. A equipe também compartilhou o compromisso da empresa com questões como diversidade, equidade e inclusão, incluindo metas para ampliar a presença de mulheres em sua força de trabalho e de pessoas negras em posições de liderança.
Em reunião na Reitoria da Universidade, a comitiva foi recebida pelo vice-reitor, professor Jackson Barbosa, pelo assessor estratégico de Parceria e Solução Integrada (AEPSI), professor Renato Fontes, e pela servidora Flávia Reis de Souza. Durante a apresentação foram abordadas as iniciativas da Instituição em pesquisa, ensino, extensão e inovação, destacando o papel do Parque Tecnológico como hub estratégico para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Também foram destacadas ações de sustentabilidade ambiental e social, projetos inovadores de ensino e possibilidades de novas parcerias.
A visita contou com reuniões na Escola de Engenharia (EENG/UFLA) e visitas aos laboratórios do Departamento de Automática (DAT). A programação incluiu uma passagem pela Agência UFLA de Inovação em Geotecnologias e Sistemas Inteligentes no Agronegócio – Zetta.
No Ipêtech, a visita incluiu uma apresentação conduzida pelo diretor de Parques Tecnológicos da UFLA, Antônio Chalfun Júnior, e pelo professor Alex Bager, responsável pelo setor de empreendedorismo. Os visitantes participaram de uma visita guiada pelas instalações do Parque, incluindo espaços planejados para empresas residentes e áreas destinadas a atividades comerciais e laboratoriais. Foi apresentado o potencial inovador e os benefícios oferecidos às empresas parceiras.
A Vale é uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro, níquel, cobre e outros metais estratégicos. A parceria reforça o potencial da UFLA para contribuir com soluções que impulsionam o desenvolvimento sustentável e tecnológico do setor mineral e energético. O encontro reforça o necessário fortalecimento das conexões entre a Universidade e o setor produtivo.
Fonte e foto: Universidade Federal de Lavras