A Delegacia da Receita Federal em Varginha, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), inaugurou na quarta-feira (13) o NAF COMEX, um novo braço do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), com foco no comércio exterior. A iniciativa busca auxiliar microempreendedores individuais (MEIs) e cidadãos de baixa renda na exportação e importação de produtos, além de outras demandas relacionadas à área.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades da Receita Federal e representantes da UFLA, entre eles o delegado adjunto da Receita Federal em Varginha, Henrique Viegas Cunha, que destacou o impacto positivo do projeto:
“O NAF COMEX terá um papel fundamental no apoio a pequenos produtores rurais, como apicultores, produtores de cachaça e cerveja artesanal, além de artesãos que desejam exportar seus produtos. Trata-se de uma parceria que traz apenas vantagens, especialmente para os pequenos produtores, que contarão com orientação gratuita de estudantes capacitados”.
Com o novo serviço, a UFLA amplia o alcance do NAF, que já oferece atendimento contábil e fiscal gratuito à comunidade, incluindo pessoas físicas de baixa renda, microempresas e entidades sem fins lucrativos. Agora, também passará a atender demandas específicas de comércio exterior, com o apoio de estudantes dos cursos relacionados à área, previamente capacitados por meio de treinamentos da Receita Federal.
O que é o NAF
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é uma iniciativa da Receita Federal em parceria com instituições de ensino superior que visa oferecer serviços gratuitos de orientação contábil e fiscal, ao mesmo tempo em que promove formação prática e cidadã aos estudantes universitários. Os atendimentos incluem regularização fiscal, orientações sobre imposto de renda, MEI, além de, agora, comércio exterior por meio do NAF COMEX.
Fonte e fotos: Receita Federal