A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a implantação do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (MFC). A iniciativa, que será desenvolvida em parceria com o Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC), representa um marco na qualificação do atendimento na Atenção Primária à Saúde no município.
As atividades da residência serão realizadas inicialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Bom Pastor e do Pires da Luz, com a perspectiva de expansão para todas as unidades de saúde no futuro. O objetivo principal do programa é formar e fixar médicos especializados em Medicina de Família e Comunidade, ampliando a capacidade de resolução da atenção básica e aprimorando os serviços de saúde oferecidos à população.
“Estamos investindo nessa política de residência médica porque entendemos que a Atenção Básica é fundamental para a resolutividade dos problemas de saúde da população. Com a implantação desse programa, não apenas formaremos médicos de família, mas também poderemos fixá-los em nossa região, garantindo um atendimento mais qualificado e humanizado. A curto prazo, teremos o benefício da contratação de um médico especialista para atuar como preceptor, que supervisionará e orientará os residentes em sua formação prática”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Antônio do Nascimento.
Além de disponibilizar os cenários de prática nas unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde irá colaborar com o planejamento, estruturação e qualificação do programa, incluindo a disponibilização de equipamentos, insumos e instalações adequados. O órgão também será responsável pela pactuação dos critérios de seleção e atribuições dos preceptores, bem como pela qualificação contínua desses profissionais.
Posteriormente, serão divulgados detalhes sobre o processo seletivo e os critérios de ingresso no Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade no município de Ubá.
Fonte: Prefeitura de Ubá