quinta-feira, 21 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Nos dias 6 de outubro (1º turno) e 27 de outubro (eventual 2º turno) de 2024, mais de 153 milhões de brasileiras e brasileiros se dirigirão às urnas para escolher seus representantes nas eleições municipais. Nessas eleições, os eleitores decidirão quem ocupará os cargos de vereador e prefeito em 5.569 municípios, com mandatos que durarão quatro anos.

Embora muitas pessoas acreditem que é necessário levar o título de eleitor para votar, a verdade é que, no dia da votação, você precisa apresentar um documento oficial com foto para comprovar sua identidade. Aqui está o que você precisa saber:

Documentos Aceitos para Votação

Ao chegar à seção eleitoral, é fundamental que o eleitor apresente um dos seguintes documentos com foto, que comprovem sua identidade:

Carteira de Identidade (RG) ou Identidade Social: Para pessoas trans e travestis, a identidade social também é válida.

Passaporte: Documento de viagem que pode ser usado para identificação.

Certificado de Reservista: Documento para homens que prestaram serviços militares na reserva.

Carteira de Trabalho ou de Categoria Profissional: Documentos reconhecidos por lei que atestam a profissão.

Carteira Nacional de Habilitação (CNH): Documento de habilitação que também pode servir como identificação.

Aplicativo e-Título: Opção disponível para quem já cadastrou as impressões digitais e possui fotografia no documento digital.

Documentos Fora da Validade

Não se preocupe se seu documento estiver fora da validade. O importante é que o documento esteja legível e possa comprovar sua identidade no momento da votação.

Dicas Importantes

Verifique a Documentação: Certifique-se de que você possui um dos documentos listados e que está em boas condições para evitar qualquer problema no dia da eleição.

Use o e-Título se for possível: O aplicativo e-Título é uma alternativa prática, desde que você tenha cadastrado suas impressões digitais e fotografia anteriormente.

Chegue cedo: Para evitar filas e possíveis contratempos, é aconselhável chegar cedo ao local de votação.

Fonte e foto: TSE

Compartilhe:
Exit mobile version