O presidente americano Donald Trump afirmou em entrevista no domingo, 30 de março, que pretende se candidatar a um terceiro mandato, o que é proibido pela Constituição do país. Ele está em seu segundo governo e comandou o país pela primeira vez entre 2017 e 2021. A fala não é inédita, mas as declarações recentes foram mais concretas.
Após o presidente Frankliln Roosevelt ter sido eleito quatro vezes para o cargo de presidente, foi incluída na Constituição de 1951 a 22ª Emenda, que determina que “nenhuma pessoa pode ocupar o cargo de presidente mais de duas vezes”. Para que haja uma mudança na Constituição que permita tal manobra, seria necessário a maioria de dois terços tanto na Câmara quanto no Senado, números que o Partido Republicano não possui.
Uma das possibilidades levantadas é que o vice-presidente J. D. Vance se candidate à presidência com Trump como vice e depois renuncie ao cargo para entregar o poder ao empresário. O presidente afirmou que “esse é um” dos métodos e que “há outros”, mas não deu mais detalhes.
Por Juliana Carvalho
Com informações do g1
Foto: reprodução/ redes sociais