Em apoio à campanha de conscientização do “Setembro Amarelo”, o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) promoveu, nesta quinta-feira (5/9), uma palestra sobre prevenção ao suicídio, com o tema “Prevenção ao Suicídio: cuidado e atenção à vida”. O evento foi realizado no plenário do 8º andar do edifício-sede e contou com a participação de magistrados, servidores, estagiários e terceirizados.
A palestra foi conduzida pelo professor de psiquiatria Humberto Corrêa, que destacou como o suicídio era percebido de diferentes formas ao longo da história e ressaltou o impacto emocional sobre os sobreviventes – familiares e amigos que ficam após a perda. “Oitenta e cinco por cento dos sobreviventes relatam sentir estigma social, além de enfrentarem culpa e vergonha. O tema ainda é tratado como tabu, até mesmo na formação curricular dos profissionais de saúde”, afirmou o professor.
Além da palestra, o prédio do TRT-MG será iluminado em apoio à campanha do Setembro Amarelo, buscando sensibilizar a sociedade para a importância do cuidado com a saúde mental e a prevenção ao suicídio.
Fonte e fotos: TRT-MG.