Nesta segunda-feira (26/8), foi aberta a Semana da Aprendizagem Profissional no Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG). O evento, promovido pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, em parceria com a Escola Judicial e o Centro de Memória do tribunal, teve como foco a capacitação de educadores. Realizado no edifício-sede do TRT-MG, o evento contou com a participação de dezenas de professores de escolas públicas de Belo Horizonte e da Região Metropolitana.
Durante a abertura, foram oferecidas diversas atividades, incluindo uma audiência simulada conduzida pela juíza Fernanda Araújo, titular da Vara do Trabalho de Congonhas, além de palestras abordando temas como trabalho infantil, letramento racial e o programa Recaj-UFMG – que integra ensino, pesquisa e extensão em acesso à justiça e solução de conflitos.
A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, deu início ao evento destacando a importância do cumprimento da Lei 10.097/2000. “Com a efetividade da previsão legal, o jovem aprendiz encontra engajamento nas empresas e, assim, consegue ter uma formação aprimorada, tornando-se um profissional no futuro com maior confiança e desenvoltura para ingresso no mercado de trabalho que, hoje, é tão conturbado e difícil”, ressaltou a desembargadora.
Fonte e fotos: TRT-MG.