Três reféns israelenses foram libertados pelo Hamas neste sábado (16) como parte da continuidade do acordo de cessar-fogo em Gaza. O americano-israelense Dekel-Chen, o russo-israelense Alexandre Troufanov e o argentino-israelense Iair Horn foram libertados em Khan Younis, no sul de Gaza, por volta das 10h (hora local), após mais uma troca de reféns entre Israel e o grupo palestino.
Os reféns fizeram um breve pronunciamento em um palco montado para o evento antes de serem levados por veículos da Cruz Vermelha, que os transportou para locais de acolhimento onde passarão por exames médicos antes de se reunirem com suas famílias.
A liberação desses três reféns marca a sexta troca de prisioneiros palestinos e israelenses desde a implementação do acordo de cessar-fogo, que entrou em vigor em 19 de janeiro. De acordo com o Gabinete de Mídia de Prisioneiros do Hamas, Israel deverá liberar 369 prisioneiros palestinos em troca, o maior número de liberação até o momento durante essas trocas.
Esse movimento ocorre em meio a tensões entre as partes, especialmente após acusações e ameaças trocadas na última semana. O Hamas havia ameaçado interromper a liberação dos reféns, acusando Israel de bloquear a entrada de ajuda em Gaza, o que gerou contra-ameaças de Israel, que colocou suas forças em alerta máximo. O governo de Israel, em conjunto com os Estados Unidos, chegou a avisar que o cessar-fogo seria cancelado caso os reféns não fossem entregues até meio-dia de sábado.
Após uma rápida negociação, o Hamas aceitou os termos e procedeu com a liberação, resolvendo temporariamente as diferenças e reafirmando o andamento do acordo de cessar-fogo.
Parte superior do formulário
Com informações da Agência Brasil