Quinta edição oferta 40 mil vagas, projeto impulsiona a formação de jovens em Minas Gerais e registra maior percentual de inscrições de estudantes da rede estadual
O Governo de Minas encerrou, na última segunda-feira (23/9), as inscrições para a quinta edição do Trilhas de Futuro. Foram registradas mais de 346 mil candidaturas, estabelecendo um novo recorde de inscrições. O destaque desta edição foi a expressiva participação de estudantes da rede estadual, que buscavam por mais oportunidades de qualificação profissional.
“O Trilhas é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. É uma enorme satisfação ver que o programa está atraindo mais jovens e que os cursos técnicos estão mudando a realidade profissional dos estudantes”, destaca o governador Romeu Zema.
Para o vice-governador Professor Mateus, o recorde de inscrições enfatiza o sucesso do projeto. “Nesta quinta edição, o Governo de Minas aumentou a disponibilidade de cursos, ampliou para mais municípios. Esta é uma transformação por meio da educação que nos enche de orgulho, conciliando a demanda por mão de obra qualificada no mercado e a geração de oportunidades de trabalho”, observa.
Com o sucesso do projeto e a constante necessidade de atender a demanda de mão de obra do mercado de trabalho, o Governo de Minas nesta quinta edição do Trilhas de Futuro aumentou a disponibilidade de cursos técnicos em mais municípios.
Os candidatos que se inscreveram em uma das 40 mil vagas oferecidas pelo projeto poderão conferir o resultado da alocação no dia 11/10, pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br. As matrículas para os candidatos alocados, conforme critérios estabelecidos na Resolução SEE nº 5047, deverão ser realizadas presencialmente nas instituições de ensino entre 15 e 29/10.
As aulas estão previstas para começar em 3/2/2025, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
Após a alocação do estudante no curso pretendido, será enviado um comprovante da alocação, através do e-mail informado no ato da inscrição, contendo a documentação na forma em que deve ser apresentada e demais orientações para efetivar a matrícula.
Para o preenchimento das vagas remanescentes, aquelas que ainda permanecem disponíveis após o prazo de confirmação de matrícula, a SEE/MG abrirá um novo período de inscrição, previsto para acontecer entre os dias 12 e 22/11. Essas vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição no site.
Nesta etapa, as vagas são acessíveis a qualquer candidato, sem necessidade de definição de prioridade. O catálogo de cursos com vagas residuais ficará disponível para consulta no site do Trilhas, durante o período informado.
Quinta edição
Nesta edição, o Governo de Minas ampliou a oferta para mais de cem cursos, incluindo novidades como Agente Comunitário de Saúde, Brinquedoteca, Calçados, Cervejaria, Conservação e Restauro, Celulose e Papel, Fundição, Massoterapia e Panificação. Além da gratuidade, o Trilhas de Futuro também fornece ajuda de custo para alimentação e transporte.
Além disso, 28 municípios foram adicionados ao programa, como Campina Verde, Capinópolis, Carmésia, Cipotânea, Dores de Guanhães, Dores do Indaiá, Entre Rios de Minas, Ervália, Gonzaga, Grão Mogol, Lajinha, Lagoa Grande, Leopoldina, Itinga, Joaíma, Machacalis, Machado, Nova Ponte, Novo Oriente de Minas, Padre Paraíso, Peçanha, Santana do Paraíso, São João da Ponte, Sarzedo, Serra da Saudade, Taiobeiras e Varzelândia.
Sobre o Trilhas de Futuro
O projeto, que é uma iniciativa do Governo de Minas, destina-se inicialmente a estudantes do ensino médio da rede estadual, com vagas remanescentes abertas para estudantes da rede municipal, privada e demais interessados. Além do curso técnico gratuito, os participantes recebem um auxílio de R$ 20 por dia para alimentação e transporte.
Os cursos técnicos oferecidos são escolhidos com base em um levantamento das necessidades do setor produtivo e das empresas em todo o estado, visando suprir demandas específicas de mão de obra qualificada.
Fonte: Agência Minas
Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG