O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) regulamentou o Programa de Residência Jurídica na Justiça Federal por meio da Resolução Presi 77/2024. A iniciativa tem como objetivo aprimorar a formação teórica e prática de profissionais do Sistema de Justiça na 1ª Região, proporcionando a oportunidade de treinamento e aprendizado em serviço.
A Residência Jurídica é voltada para bacharéis em Direito que estejam cursando especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado ou que tenham concluído a graduação há no máximo cinco anos, conforme critérios estabelecidos pela Administração. O programa oferece aos residentes a oportunidade de auxiliar magistrados e servidores do Poder Judiciário em suas atribuições, abrangendo ensino, pesquisa e extensão.
A formação teórica dos residentes pode ocorrer por meio de cursos de especialização lato sensu, que aprofundam conhecimentos jurídicos e de gestão judicial, ou de pós-graduação stricto sensu, oferecidos por instituições conveniadas. Além disso, os residentes participarão de atividades acadêmicas e eventos promovidos pelo Tribunal, pela Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) ou por outras instituições parceiras.
Fonte e fotos: Rede.