O responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Animal de Três Corações, Rogério Rivello, juntamente com sua equipe, reuniu-se com representantes da Copasa, Mara Lima e Rogério Donizetti Braz, e com o representante da Emater, Vinicius Rodrigues Fonseca, para discutir as ações do Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais (Pró-Mananciais).
O programa visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água destinada ao abastecimento público das cidades atendidas pela Copasa.
Desde o seu início, Três Corações tem sido um dos municípios que mais receberam ações do projeto, incluindo cercamento de nascentes e demais Áreas de Proteção Permanente (APP), plantio de mudas nativas, construção de bacias de contenção de água de chuva (bolsões), além da realização de oficinas e capacitações em temas ambientais para o público escolar, agricultores e demais moradores do município, promovendo a cultura da sustentabilidade e ampliando a rede de parceiros na preservação ambiental.
Iniciado em 2017, o Pró-Mananciais integra o compromisso da Copasa com a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável, buscando prevenir os efeitos agravados pela crise hídrica no contexto das mudanças climáticas. Iniciativas como essa fortalecem a preservação ambiental em Três Corações, contribuindo para a sustentabilidade do município e a qualidade de vida da população.
Fonte e foto: Prefeitura de Três Corações