O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anunciou alterações em 53 locais de votação nas eleições deste ano, afetando 171 mil eleitores em dez municípios. A decisão foi tomada em conjunto com a Polícia Militar, após um levantamento que identificou 93 locais de votação em áreas sensíveis, onde as urnas precisavam ser transportadas com segurança reforçada.
O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, destacou a importância da segurança, afirmando: “Um local onde a urna precisa chegar nessas condições, com certeza não é seguro para ninguém”. Os novos locais foram escolhidos para ficar próximos das residências dos eleitores, geralmente a não mais que 1,5 km do local anterior.
Para as próximas eleições de 2026, o TRE-RJ já planeja a alteração de mais 40 locais.
A segurança nos 4.974 locais de votação do estado será garantida pela Polícia Militar, que também fará a distribuição das urnas. Além disso, a Guarda Municipal dará suporte em 99 locais e auxiliará no trânsito. As Forças Armadas também estarão presentes, atuando em 32 cidades, com foco em 500 locais de votação e em vias expressas.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Antonio Augusto/ASCOM/TSE