O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) definiu, no sábado (5/10), em audiência pública, as 33 urnas eletrônicas que passarão pelo teste de integridade, a ser realizado no domingo (6/10). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE no YouTube.
Como definido anteriormente, em reunião da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2024 (CAVE) com as entidades que participam dos procedimentos de auditoria, o estado foi dividido em sete regiões, atribuindo-se, de acordo com o eleitorado de cada uma delas, a quantidade de urnas auditadas. Além disso, foi ainda decidido que essas entidades poderiam fazer a indicação das urnas, com o sorteio das restantes. Foram indicadas 18 urnas e sorteadas 12.
As urnas serão retiradas de seus locais de origem (já lacradas, constando os candidatos que concorrem nas eleições 2024 e eleitores da seção) e transportadas, de carro ou avião, para Belo Horizonte, onde ficarão sob a vigilância da Polícia Militar. O procedimento funciona como auditoria para comprovar a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação, por meio da comparação dos resultados da votação na urna eletrônica e em cédulas de papel. Os cartórios eleitorais deverão agora substituir essas urnas por outras urnas eletrônicas de reserva, já existentes nas zonas.
Fonte e foto: TER-MG