Transportadores de combustíveis e derivados de petróleo que prestam serviços à Vibra Energia — antiga BR Distribuidora — iniciaram uma greve por tempo indeterminado na madrugada desta segunda-feira (09), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O movimento acontece na entrada da base da empresa, no Distrito Industrial Paulo Camilo Sul, nas proximidades da Refinaria Gabriel Passos (Regap), onde dezenas de caminhões-tanque estão parados.
A categoria reivindica o cumprimento do Piso Mínimo de Frete, previsto na Lei 13.703/2018, e o pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório, estabelecido pela Lei 10.209/2001 e regulamentado pela Resolução nº 2.885/2008 da ANTT. Segundo o presidente do Sindtaque-MG (Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Minas Gerais), Irani Gomes, essas obrigações legais vêm sendo desrespeitadas pela Vibra e outras distribuidoras que atuam no estado.
“Com o descumprimento do Piso Mínimo de Frete e do Vale-Pedágio Obrigatório em Minas, os transportadores vêm acumulando prejuízo incalculáveis. Exigimos da Vibra o cumprimento imediato desses direitos, bem como a ampliação e intensificação da fiscalização aos contratantes de frete por parte da ANTT”, afirmou Gomes.
O sindicalista também alerta que, caso a paralisação se estenda, pode haver comprometimento no abastecimento de combustíveis em postos de gasolina e até em aeroportos de Minas Gerais nos próximos dias.
Privatizada em 2017, a Vibra Energia é uma das maiores distribuidoras de combustíveis e lubrificantes do país, com forte atuação no mercado de combustíveis de aviação, solventes e rede de postos. Até o momento, a empresa não se pronunciou publicamente sobre a greve.
O Sindtaque-MG espera a abertura de diálogo com a empresa e com os órgãos reguladores para garantir o cumprimento da legislação vigente e evitar o agravamento da crise no setor de transporte de combustíveis.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações e fotos do Sindtanque MG
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional