Belo Horizonte se prepara para viver uma das maiores festas de Ano Novo da história da cidade. A Virada da Liberdade chega à sua terceira edição, nesta terça-feira (31), com expectativa de reunir milhares de pessoas para uma programação cultural gratuita e diversificada na Praça da Liberdade.
A Virada da Liberdade 2024/2025 é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio da Cemig e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). A curadoria do show de drones é da Festa da Luz, e a direção geral do evento é de Elke Resende, da Nossa Senhora das Produções.
A festa começa às 18h e oferece 6h30 de entretenimento (18 horas somando apresentações simultâneas), com shows simultâneos e uma programação que mistura música, dança, circo, gastronomia e artes visuais. São 252 artistas em cena, com 19 atrações espalhadas por dois grandes palcos, alamedas e um lounge dedicado à música eletrônica.
Trânsito e transporte
O trânsito na região da Praça da Liberdade será alterado nesta terça-feira (31/12) com as interdições seguintes:
- Fechamento total da Praça da Liberdade – das 17h às 2h do dia 1/1/2025;
- João Pinheiro entre Rua Gonçalves Dias e Rua dos Timbiras (Sentido Praça da Liberdade) e Av. João Pinheiro entre Rua Gonçalves Dias e Rua dos Aimorés (sentido Centro) – Fechamento total em ambos sentidos – até 12h do dia 1/01/2025.
17h – Implantação do plano operacional de fechamento total para o evento:
- Bloqueio da Av. Cristóvão Colombo nos dois sentidos, no trecho entre Rua Alagoas e Av. Brasil;
- Bloqueio da Av. Cristóvão Colombo em ambos os sentidos entre Av. Bias Fortes e Rua Sergipe;
- Bloqueio da Av. Bias Fortes nos dois sentidos no trecho entre Rua da Bahia e Alameda da Educação;
- Bloqueio da Av. Brasil, entre Rua Sergipe e Praça da Liberdade; Interdição total da Av. João Pinheiro, entre Rua dos Guajajaras e Rua Gonçalves Dias em ambos os sentidos.
18h – Início do evento
Quarta-feira (1/01/2025)
- 00h30 – Término do evento;
- 1h – Dispersão do público;
- 8h às 23h – Desmontagem.
- 8h – Início da desmontagem do Palco da Av. João Pinheiro (Palco Minas);
- 12h – Liberação das vias após desmontagem do evento, exceto fechamento da Praça José Mendes Júnior;
- 12h – Início da desmontagem do Palco da Alameda dos Despachos (Praça José Mendes Junior);
- 18h – Liberação da Alameda dos Despachos após desmontagem do palco e limpeza
Desvios de trânsito:
- Sentido Savassi/Centro: Avenida Cristóvão Colombo, Rua Alagoas, Rua dos Timbiras, Avenida Afonso Pena.
- Sentido Centro/Savassi: Avenida João Pinheiro, Rua dos Guajajaras, Rua da Bahia, Avenida do Contorno, Avenida Getúlio Vargas.
- Sentido Avenida Brasil/Bias Fortes: Avenida Brasil, Rua Sergipe, Rua Fernandes Tourinho, Rua Espírito Santo, Avenida Bias Fortes.
- Sentido Avenida Bias Fortes/Brasil: Avenida Bias Fortes, Rua da Bahia, Avenida do Contorno, Avenida Cristóvão Colombo.
As interdições serão desfeitas nesta quarta-feira (1/1), após a desmontagem dos palcos e a limpeza das vias.
Transporte coletivo e táxi
Além disso, o transporte coletivo será alterado durante o evento, com linhas de ônibus que trafegam pela região tendo seus itinerários modificados. Algumas linhas terão acréscimos de viagens após a 0h01 do dia 1/1 para atender ao público após o evento.
Pontos de táxi também estarão disponíveis ao público nos seguintes pontos: Avenida Bias Fortes (entre Bahia e Gonçalves Dias), Rua da Bahia (entre Tomás Gonzaga e Antônio Aleixo) e Avenida Brasil (entre Gonçalves Dias e Pernambuco).
Atrações
- Palco Gerais (Praça José Mendes Júnior, em frente a Biblioteca Pública): A programação começa com Mary Pops (19h) e segue com Iza Sabino (20h10), Samba Clube de Thiago Delegado – (21h) e a Percussão Circular (22h15). DJ Ed @bsurda comanda os intervalos.
- Palco Minas (Avenida João Pinheiro): A festa tem início com Congadar (19h), seguido por Orquestra Gafieira Etc & Tal – convidando Fran Januário – (20h10), a banda do bloco Chama o Síndico (21h20) e o encerramento com o show de FBC (22h40), acompanhado de sua banda completa. DJ Black Josie agita os intervalos.
Na Alameda Central da Praça da Liberdade, o público poderá aproveitar a energia do Bloquim DuBem (18h), o cortejo de energização Magia Negra apresenta Yiaminas (20h), o grupo Afoxé Ilê Odara (21h) e a Estagiários Brass Band (23h). No Lounge Iepha, o DJ Kriok animará o público das 19h às 23h30.
Segurança e limpeza
A segurança do evento será garantida por uma grande estrutura, com 300 policiais militares, oito policiais civis, 40 agentes da Guarda Municipal, 20 agentes do BHTrans e 60 seguranças privados. Além disso, 60 profissionais estarão responsáveis pela limpeza, garantindo o bom andamento da festa e a limpeza das vias.
Show de drones e videomapping
A principal atração da noite será o Show de Drones, com 400 drones em formação, criando 15 imagens que vão encantar o público. A narração de Rogério Flausino vai guiar a exibição, acompanhada por lasers e projeções no famoso Palácio da Liberdade, transformando o céu de Belo Horizonte em um cenário de luzes e cores.
Às 23h45, um videomapping de seis minutos dará as boas-vindas a 2025, com imagens em homenagem à cultura e aos símbolos de Minas Gerais, como a Serra do Espinhaço, o queijo, o congado e o Carnaval.
Gastronomia: Vila da Mineiridade
A Virada da Liberdade também é um convite à cozinha mineira. A Vila da Mineiridade contará com a presença de 20 empreendedores da economia criativa, oferecendo pratos típicos e bebidas, garantindo uma experiência completa para os participantes.
Fonte: Agência Minas
Foto: Secult / Divulgação