A 108ª edição da tradicional Festa de São Benedito de Machado teve início na última sexta-feira (16). Reconhecida como um patrimônio cultural e imaterial da cidade, a celebração se estenderá até o dia 27 de agosto e contará com apresentações de congadas, uma variedade de comidas típicas e atividades religiosas.
A expectativa é que o evento receba cerca de 10 mil visitantes por dia durante seus 12 dias de festividades, gerando um impacto econômico estimado em R$ 3 milhões para a cidade.
Programação religiosa
A festa começou com uma “alvorada” às 5h da quinta-feira (15), que marcou o início dos festejos. A programação religiosa inclui novenas de 16 a 24 de agosto, com terços marianos às 18h e Santa Missa às 18h30 na Igreja de São Benedito, celebradas por padres convidados. No dia 25, às 17h, haverá uma Missa na Igreja Matriz, seguida por uma procissão até a Capela de São Benedito, acompanhada pelas imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito. A programação religiosa será encerrada com uma missa às 10h do dia 27.
Programação cultural
A programação cultural teve início no sábado (17) com a Roda de Congo e a abertura da Tenda do Congo. No domingo (18), foi feito o levantamento do mastro com a bandeira de São Benedito. No dia 21, houve um concurso de desenho e poesia. No sábado (24), a festa continua com a procissão das congadas mirins pela manhã, a apresentação da embaixada às 16h30 e, às 20h, a tradicional exibição do Boi das Oliveiras e da Mulinha. No domingo (25), a partir das 10h, haverá apresentação das congadas, e às 15h será feita a retirada dos caiapós na Mata do Ginásio. O Reinado será realizado na segunda-feira (26) às 16h, e na terça-feira (27), o Dia do Congo será celebrado com a retirada do mastro com a bandeira de São Benedito às 18h, marcando o fim das festividades.
Programação musical
Além das atividades religiosas e culturais com as congadas, o palco 4×4, situado na Avenida Santa Cruz, terá uma programação musical diversificada. No sábado (24), das 12h às 18h, será realizada a 10ª edição do Samba do Encontro, e das 23h às 1h30, a apresentação do DJ Keko. No domingo (25), das 14h às 17h30, ocorrerá um baile vespertino com o DJ Lú, seguido por um show do grupo “Só de Bobeira” das 21h à meia-noite. Na segunda-feira (26), após o Reinado e as apresentações das congadas, será realizado o projeto “Samba na Cozinha”. Às 23h, em homenagem a São Benedito, o projeto contará com a performance do artista e rapper local Imperador da Vila, abrindo para o show do Grupo Samba na Cozinha.
Com as informações de G1
Foto: Divulgação