sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A Paróquia Santa Rita de Cássia esteve em festa nesta segunda-feira, 03 de junho, com a Missa na Matriz seguida da procissão de retorno da imagem de Nossa Senhora Aparecida para a Capela do Monte Calvário. A celebração fez parte da Tradicional Festa de Maio em Santa Rita de Jacutinga, que comemorou os 165 anos de elevação da paróquia, além dos 112 anos de realização da festa e os 80 anos de emancipação político-administrativa do município de Santa Rita de Jacutinga.

A missa, acompanhada por inúmeros fiéis, foi celebrada pelo Padre Celso de Campos, pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia, e pelo Monsenhor Luiz Carlos, filho da cidade e pároco na cidade de Juiz de Fora. Durante a celebração, um momento especial encantou a todos: a coroação de Nossa Senhora Aparecida realizada pelos anjinhos santa-ritenses que, em forte coro junto com todos os demais fiéis, coroaram Nossa Senhora em um ato de amor e fé.

Ao final da celebração, Padre Celso destacou que uma imagem de Santa Rita está em processo de finalização para ser colocada no local construído especialmente para isso na Praça da Igreja Matriz. A imagem, com pouco mais de 4 metros de altura, logo será instalada para a visitação de todos.

Após o encerramento da missa, a imagem de Nossa Senhora Aparecida seguiu em cortejo pelas ruas da cidade em direção à Capela do Monte Calvário, onde permanecerá durante o próximo ano, até a próxima festa de Maio em 2025.

Igrejinha do Alto – 1.040 metros de extensão a 800 metros de altitude

O santuário de Nossa Senhora Aparecida do Monte Calvário está situado no alto do Monte Calvário. Seu caminho em ziguezague tem 1.040 metros de extensão e é pontuado por 14 pequenas capelas que remetem às 14 estações da Via Sacra.

Sua construção foi idealizada pelo Padrinho Vigário, com o objetivo de que ali fossem depositadas as doações para a construção e manutenção da Santa Casa de Misericórdia.

Erguida com a ajuda dos moradores e fiéis, a primeira capela foi inaugurada em 26 de julho de 1912. Em 07 de agosto de 1949, um incêndio destruiu a capela. Durante o incêndio, apenas uma das paredes da capela permaneceu intacta, a parede onde estava uma pintura do Monsenhor Marciano.  A atual construção foi inaugurada em 30 de abril de 1950 e reformada em 2003 com a ajuda dos moradores e devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Um dos melhores pontos da cidade para apreciar a paisagem, o Monte Calvário é um verdadeiro mirante, uma vista de quase toda a cidade num ângulo visão de 180 graus e cerca de 800 metros de altitude.

Tradicional Festa de Maio 2024 aconteceu de 01 de Maio a 03 de junho

A tradicional Festa de Maio em Santa Rita de Jacutinga celebra durante todo o mês a elevação da Paróquia de Santa Rita de Cássia. Pertencente à Arquidiocese de Juiz de Fora, a paróquia completou, em 2024, 165 anos a serviço do evangelho.

As comemorações tradicionalmente têm início no dia 1º de Maio, com a descida da Imagem de Nossa Senhora Aparecida do Monte Calvário, com a missa e encontro das imagens de Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita de Cássia e São José na praça Governador Valadares, a Praça da Estação.

A parte religiosa da festa seguiu durante todos os dias de maio e começo de junho com missas na Igreja Matriz, coroação de Nossa Senhora, peregrinação às comunidades rurais, novena em honra a Santa Rita de Cássia além de leilões em prol de escolas e instituições do município.

No dia 22 de maio, dia dedicado à padroeira Santa Rita de Cássia e aniversário de Santa Rita de Jacutinga – que, apesar da sua emancipação ter ocorrido no mês de dezembro de 1943, os festejos são marcados nesta data em homenagem à padroeira municipal – as festividades tiveram início com a Alvorada às 05h, seguida de missas. Durante o período da tarde, houve o tradicional desfile cívico com a presença de escolas municipais, estadual e instituições do município de Santa Rita de Jacutinga, além de autoridades municipais e convidados. Ao final uma missa na matriz, houve uma procissão luminosa e queima de fogos que fechou o dia de celebrações em homenagem a Santa Rita de Cássia.

Dentro das celebrações da Festa de Maio de Santa Rita de Jacutinga, ocorreram ainda a Missa Sertaneja, celebrada no sábado, 25 de maio, e a celebração de Corpus Christi, 30 de maio, com a tradicional confecção dos tapetes enfeitados feitos nas ruas por onde passou a procissão.

Já na parte cultural da Festa de Maio 2024, a Prefeitura Municipal de Santa Rita de Jacutinga preparou uma grade de shows para os dias de evento que agradou a todas as pessoas que compareceram à “Rua de Cima” para se divertir e aproveitar a festividades. Variados estilos entre sertanejo, samba, pagode, seresta, mpb, forró e outros, embalaram as noites de comemoração no município.

Segundo a administração municipal, a prefeitura, por meio do COMPHAC (Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural) e da SECULT (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), preparou uma festa inesquecível com mais de 21 shows para agitar a comemoração. De acordo com a gestão municipal, este ano foi ainda mais especial, pois celebrou-se 80 anos de emancipação político-administrativa e 112 anos da tradicional Festa de Maio de Santa Rita de Jacutinga.

A tradicional Festa de Maio 2024 encerrou-se nesta segunda-feira, 03 de junho, com a Missa e procissão de retorno da Imagem de Nossa Sra. Aparecida para a Capela do Monte Calvário.

A tradicional Festa de Maio exaltou a fé, a espiritualidade e também a religiosidade aliado com a celebração da cultura de todos santa-ritenses e visitantes.

Por: Tiago Carvalho

Informações: www.santaritadejacutinga.tur.br

Compartilhe:
Exit mobile version