Em um evento climático considerado extremamente raro, um tornado atingiu um iate que navegava ao largo da costa da Sicília, na Itália, na manhã desta segunda-feira (19), causando o naufrágio da embarcação. De acordo com a Guarda Costeira italiana, uma pessoa morreu e outras seis estão desaparecidas.
O iate, um luxuoso veleiro com bandeira do Reino Unido chamado Bayesian, transportava 22 pessoas a bordo. A embarcação estava navegando pela costa de Palermo, capital da Sicília, quando foi surpreendida por uma tempestade intensa, conforme relatado pela Guarda Costeira.
O tornado provocou o capotamento do iate, conforme relatos de sobreviventes. Na noite de domingo (18), o veleiro estava ancorado na costa de Palermo, e imagens captadas pouco antes do incidente mostram a embarcação ainda em condições normais.
Até a última atualização desta reportagem, um corpo havia sido recuperado e as equipes de resgate estavam em busca de sete desaparecidos, todos turistas do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Canadá. Entre os desaparecidos está o bilionário britânico Mike Lynch, conhecido como “o Bill Gates do Reino Unido”, do setor de tecnologia. Sua esposa, Angela Bacares, foi resgatada.
A identidade da vítima fatal e dos demais desaparecidos ainda não havia sido divulgada. Relatos indicam que a maioria dos passageiros estava dormindo em suas cabines quando o tornado atingiu o veleiro. Alguns passageiros e tripulantes conseguiram pular para fora do barco, e 15 pessoas foram resgatadas, incluindo uma criança de um ano.
Charlotte, uma das sobreviventes, contou à imprensa italiana que o veleiro virou enquanto todos estavam dormindo, e ela acordou já na água. Ela conseguiu sair da cabine e salvar sua filha de um ano.
Embora tornados sejam fenômenos raros no mar Mediterrâneo, tempestades e chuvas intensas têm afetado diversas regiões da Itália nos últimos dias, causando inundações e deslizamentos de terra. Imagens de câmeras de segurança em um restaurante na marina de Porticello, próximo a Palermo, mostraram a força devastadora dos ventos, que arrastaram mesas, cadeiras e outros objetos.
Com as informações do G1
Foto: Divulgação / Fabio La Blanca