As 43 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de Minas Gerais que realizam o serviço de prova eletrônica de legislação de trânsito contam com detectores de metais. A iniciativa, implementada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), busca garantir a integridade do processo de avaliação, combatendo fraudes e proporcionando mais tranquilidade aos candidatos.
Ao realizar a prova, os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem retirar acessórios como adornos, relógios e celulares. A inspeção é feita antes da entrada na sala de exame, para evitar o uso de dispositivos eletrônicos na tentativa de fraudar o teste. Os detectores, que funcionam por meio de eletromagnetismo, emitem um alarme sonoro quando identificam a presença de metais.
“A adoção de medidas de segurança visa assegurar um ambiente seguro nas UAIs e resguardar a credibilidade das provas. Assim, o processo de avaliação fica justo e transparente”, destacou a diretora Central de Gestão das UAIs, Marina Kleinhappel.
Atualmente, as 43 UAIs têm capacidade de realizar, juntas, cerca de 70 mil provas de legislação por mês em Minas. O serviço é prestado somente com agendamento prévio, que deve ser feito pelo próprio cidadão nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG e aplicativo MG App.
A Seplag-MG também está ampliando a oferta do serviço em todas as regiões do estado. Atualmente, as provas de legislação são realizadas nas UAIs da capital, nas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e em outras 35 espalhadas pelo interior de Minas Gerais.
Fonte: Agência Minas
Foto: Seplag-MG / Divulgação