sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Renata Lins
Acadêmica Correspondente

Tio Margarido não conheceu tia Nitinha. Nem poderia: Tio Margarido é personagem da novela “Chocolate com Pimenta”, magistralmente interpretado por Osmar Prado; já tia Nitinha era muito da vida real, solidez, pé no chão, redondezas, gargalhadas, expansão em abraços. Uma pena este estado das coisas, visto que tia Nitinha poderia ter sido de grande ajuda quanto ao problema que ora aflige tio Margarido: ele, viúvo, casou-se com a galante Dona Mocinha, uma senhora solteira, embora já entrada em anos. Casaram-se por amor e com muita alegria, é certo: Dona Mocinha, porém, receia imensamente a noite de núpcias e seus – como dizer? – procedimentos. Apavora-se. Tranca a porta. Foge pela janela. Tio Margarido, cabeça afundada entre as mãos, se desespera. “Mas Dona Mocinha!”.

Caso tio Margarido tivesse tido a ventura de encontrar tia Nitinha, ela poderia lhe contar, como contou a mim, sua noite de núpcias. Ela também já casou com certa idade, para a época: mais de trinta anos. E nunca tinha conhecido homem em sentido bíblico, evidentemente – não haveria de, moça de família que era. Na noite de núpcias, tia Nitinha chorou de medo. Casara com aquele homem paraibano, do interior, que, supunha ela…. a bem da verdade, não sei ao certo o que ela supunha: sei que supôs bem errado, como me dizia, abrindo na risada. Ele, meu tio Dadu, vendo seu desamparo, pegou na sua mão e disse devagar: “Não vamos fazer nada que você não queira”. E assim foi. Foram indo a passos lentos, a gestos miúdos, se conhecendo, se desnudando aos poucos. Um pouco a cada dia. Nada que ela não quisesse. A noite de núpcias se alongou e acabou virando uma semana de núpcias. “No final da semana”, contava tia Nitinha, “eu já queria muito”. E aí aconteceu. E foi bom. E foi lindo. E foi como devia ser. Quem haveria de pensar, um paraibano de Areia, na primeira metade do século passado… mas foi assim que aconteceu. E tia Nitinha, tanto tempo e tantos filhos depois (foram cinco), me contava essa história com um brilho terno nos olhos. Poderia de fato, caso o encontrasse, sugerir esta tática ao tio Margarido, não é?

Uma semana feita de noites de núpcias, vejam que ideia bonita e delicada. Um pouquinho de cada vez. Quem haveria de imaginar.

Chocolate com Pimenta: Margarido e Dona Mocinha se casam no sítio – TV História
Tio Margarido (Osmar Prado) e D. Mocinha (Denise Del Vecchio)

 

 

 

 

 

Tio Margarido (Osmar Prado) e D. Mocinha (Denise Del Vecchio)

Compartilhe:
Exit mobile version