O teste do pezinho terá sua abrangência ampliada em Minas Gerais a partir de 2025, oferecendo mais saúde e qualidade de vida para as crianças mineiras. O Governo Estadual anunciou, nesta segunda-feira (9), que o Programa de Triagem Neonatal (PTN-MG) passará a detectar 60 doenças, em vez das 23 atuais.
Esse exame é fundamental para a identificação precoce de doenças raras, metabólicas, genéticas e infecciosas nos primeiros dias de vida dos bebês. A ampliação, que entra em vigor no próximo ano, reforça a importância do teste como uma ferramenta essencial para garantir diagnósticos mais rápidos e tratamentos eficazes.
Atualmente, o teste do pezinho está disponível em várias unidades de saúde em Pouso Alegre, com horários flexíveis para melhor atender as famílias. Abaixo, você encontra a tabela completa com as unidades e os respectivos horários de atendimento para a realização do exame:
“A ampliação do teste do pezinho em Minas Gerais é um marco na saúde pública, e em Pouso Alegre, estamos trabalhando para que esse avanço chegue a todas as famílias. Com o planejamento de ampliação para mais 10 unidades de saúde no próximo ano, nós estamos reforçando o nosso compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais acessível para população”, destacou Rosaly Matozzo, Secretária de Saúde do município.
O teste do pezinho é fundamental para o diagnóstico precoce de condições que, se tratadas a tempo, podem prevenir complicações graves e garantir o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos. Com a ampliação da cobertura e o novo escopo do programa estadual, Pouso Alegre firma o seu compromisso com a saúde das futuras gerações.
Para mais informações sobre horários e locais de coleta, as famílias podem procurar a unidade de saúde mais próxima ou o Centro de Vacinação, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Avenida Doutor João Beraldo, 567, Centro.
Fonte e foto: Prefeitura de Pouso Alegre