Os pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), aniversariantes em setembro, têm até 15/11 (quinta-feira) para realizar a Prova de Vida. A listagem dos 937 pensionistas que precisam regularizar sua situação foi publicada nas páginas 23, 24 e 25 do Diário Oficial do Executivo do dia 24 de outubro. Caso o procedimento não seja realizado até a data-limite, o pagamento do benefício será suspenso.
Os pensionistas notificados ou seus representantes legais devem comparecer presencialmente a uma das 56 agências regionais do Ipsemg, localizadas em Belo Horizonte ou no interior do estado. É necessário apresentar documento de identificação original com foto (como RG ou CNH) e CPF. O atendimento presencial exige agendamento prévio, que pode ser feito pelo site MG.GOV ou pelo aplicativo MG App (disponível para Android e iOS).
Alternativas para Realizar a Prova de Vida
Pelo Aplicativo Gov.Br
Disponível para beneficiários com biometria registrada no TSE ou Detran.
A prova de vida digital pode ser feita apenas no mês de aniversário.
Presencialmente
Banco Itaú: Em qualquer agência, apenas no mês de aniversário.
Unidades regionais do Ipsemg: Agendamento via site do Ipsemg ou Portal MG.
Unidades de Atendimento Integrado (UAI) e Cidade Administrativa: Agendamento disponível pelo Portal MG.
Prova de Vida
Segundo o Decreto nº 42.758, artigo 39, inciso II, a Prova de Vida é um procedimento obrigatório e deve ser realizada anualmente no mês de aniversário. A não realização pode resultar na suspensão do benefício, que só será restabelecido na folha de pagamento seguinte à regularização.
A lista dos pensionistas convocados pode ser conferida no Diário Oficial ou no site do Ipsemg, no menu “Serviços”, submenu “Prova de Vida”.
Fonte: Agência Minas
Foto: Ipsemg/ Divulgação