Na quinta-feira, 12 de setembro, a Emater-MG, Embrapa Gado de Leite e a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig) organizaram o dia de campo Trigo – MGS Brilhante, em Coronel Pacheco, na Zona da Mata mineira. O evento contou com mais de 70 pessoas entre extensionistas e pesquisadores. O encontro teve como objetivo capacitar técnicos da Emater-MG no uso de trigo para silagem, como alternativa para alimentar rebanhos leiteiros.
No Campo Experimental da Embrapa Gado de Leite, os participantes receberam informações sobre a colheita e o armazenamento do trigo para a produção de silagem, com a demonstração de equipamentos que podem ser utilizados no processo. As atividades foram conduzidas pelo pesquisador da Epamig, Maurício Antônio Coelho, e o coordenador regional de Bovinocultura da Emater-MG em Alfenas, Marcello Martins.
O pesquisador da Embrapa, Mirton Morenz, e o coordenador regional de Bovinocultura da Emater-MG de Cataguases, Diogo Homem Borges da Costa, falaram da importância da silagem de trigo no balanceamento nutricional dos rebanhos. Eles explicaram como o uso dessa tecnologia pode garantir a produtividade dos rebanhos em períodos de seca e escassez de alimentos.
Participaram da capacitação extensionistas das regionais da Emater-MG em Juiz de Fora, Cataguases, São João del-Rei, Viçosa, Belo Horizonte, Muriaé e Ponte Nova. A proposta é que esses profissionais repassem o conhecimento adquirido aos produtores assistidos pela empresa. “Nós trabalhamos para prestar um serviço cada vez melhor, atendendo às demandas do produtor no dia a dia. A capacitação constante é a nossa principal ferramenta, porque o que a gente oferece é o conhecimento e a difusão tecnológica”, diz Diogo da Costa.
O evento contou com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Sicredi e a empresa LS Tractor Triama. O gerente regional da Emater-MG em Juiz de Fora, Hildebrando Marcelo Lopes, ressaltou a importância das parcerias para a extensão rural. “Tudo o que vivemos nesse dia de campo é uma demonstração do que podemos fazer em conjunto. O que esperamos é que esse evento se multiplique para os produtores, que devem ter segurança da técnica”, afirma.
Fonte: Emater – Minas Gerais
Foto: Emater – Minas Gerais