O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oficializou, no dia 31 de janeiro, a candidatura dos Teatros da Amazônia – o Teatro Amazonas, em Manaus (AM), e o Teatro da Paz, em Belém (PA) – à Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. A proposta agora será submetida à avaliação do Comitê do Patrimônio Mundial, composto por representantes de 23 países signatários da Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural.
A candidatura foi formalizada com a entrega de um dossiê técnico, preparado pelo Iphan, pelas secretarias de cultura dos estados do Amazonas e do Pará, e pelos municípios de Belém e Manaus. O documento será analisado pela Unesco, com base em critérios de valor universal excepcional, autenticidade e integridade dos bens culturais. O presidente do Iphan, Leandro Grass, ressaltou que essa ação reflete o compromisso do instituto em promover e valorizar o patrimônio cultural brasileiro, especialmente da região Norte.
Andrey Schlee, diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, também destacou a importância da candidatura. Para ele, o reconhecimento internacional dos Teatros da Amazônia ajudaria a destacar a riqueza e diversidade cultural da região, reforçando a relevância desses bens culturais no cenário mundial.
Fonte e Foto: Agência Gov