A partir de zero hora do dia 9 de janeiro de 2025, as tarifas do transporte coletivo que atendem os 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) serão reajustadas. O aumento de 6,49% foi autorizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), após análise do pedido de reajuste de 8,70% feito pelas operadoras do sistema. Com o reajuste, a tarifa preponderante passará de R$ 7,70 para R$ 8,20.
O aumento é necessário para garantir a continuidade da operação do sistema, levando em consideração a inflação do período, a atualização dos insumos mais relevantes e a correção dos custos contratuais com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O reajuste também visa assegurar a manutenção da qualidade e a viabilidade do serviço para os mais de 650 mil usuários diários.
O sistema de transporte metropolitano da RMBH conta atualmente com 636 linhas em operação, realizando até 14 mil viagens por dia útil. A renovação da frota também é um ponto importante da modernização do sistema. Neste ano, o Governo de Minas investiu na aquisição de novos ônibus. Até agora, 144 veículos foram entregues, sendo que cerca de 100 já estão em operação. Até o final de 2025, a previsão é que 850 novos ônibus sejam incorporados à frota, o que representa a renovação de um terço dos veículos. Essa medida tem como objetivo oferecer mais segurança, agilidade e conforto à população que utiliza o transporte público da RMBH.
Com as informações da Agência Minas
Foto: Seinfra / Divulgação