Na quinta-feira, 12 de setembro, a Polícia Militar de Meio Ambiente foi chamada no bairro Congonhal de Cima, em Baependi, local pertencente ao Parque Estadual da Serra do Papagaio e onde ocorriam inúmeros incêndios florestais. Uma testemunha afirmou conhecer os possíveis autores de um dos focos de incêndio que, naquele momento, já teria consumido 5 hectares de mata nativa da Unidade de Conservação.
Com as informações, os militares localizaram os suspeitos e, acompanhados por três testemunhas, os conduziram presos até a presença da autoridade policial de plantão para que fossem tomadas as providências pertinentes ao fato. Foram lavrados autos de infrações individuais em desfavor dos autores, no valor de R$ 29.566,32, sendo suspensas todas e quaisquer atividades de uso alternativo do solo no local objeto da autuação.
Ao longo dos últimos dias estão sendo feitas inúmeras operações por todo o parque, por terra e ar, com uso de aeronaves de asas móveis e fixas, além do empenho árduo de homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Previncêndio e moradores, a fim de conter o fogo que consome a mata, trazendo risco de morte à fauna e à flora e causando danos à natureza local. A prisão destes supostos autores demonstra o compromisso da Polícia Militar no cumprimento de sua missão, a fim de desencorajar novas ações do tipo na região.
Informações e foto: Polícia Militar do Meio Ambiente