*matéria atualizada às 17h30 de 05 de setembro de 2024
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu preventivamente, nessa quarta-feira (4/9), em Itabirito, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), um homem de 23 anos suspeito de participar de homicídios cometidos em Lagoa Santa, também na RMBH, e na capital mineira.
A operação policial, desencadeada pelas equipes da Delegacia de Polícia Civil em Lagoa Santa e do Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), resultou na prisão do investigado no distrito de Bação, em Itabirito, onde a ordem judicial foi cumprida.
De acordo com as investigações, o indivíduo esteve envolvido em dois homicídios correlacionados praticados em Lagoa Santa, em fevereiro de 2023, e em Belo Horizonte, no dia 1º de março do mesmo ano. Os crimes têm motivação no conflito entre as principais facções criminosas atuantes em Lagoa Santa, e este foi o segundo mandado de prisão cumprido contra o suspeito.
Assassinatos
Conforme explicou a delegada Lígia Barbieri Mantovani, da 3ª Delegacia Especializada de Homicídios Venda Nova, vinculada ao DHPP, no dia do homicídio registrado em Belo Horizonte, a vítima, um homem de 34 anos, estava em uma barbearia localizada no bairro Céu Azul, momento em que uma moto com dois ocupantes parou em frente ao estabelecimento comercial. O ocupante da garupa desceu do veículo, com uma arma em mãos, se dirigiu até a vítima e a executou com vários disparos.
“Segundo testemunhas, o suspeito, logo que adentrou o estabelecimento, foi diretamente rumo à vítima, indicando que já sabia da presença dela no local. Depois de executado o crime, o atirador retornou à moto e a dupla fugiu”, detalhou a delegada.
Homicídios relacionados
A PCMG apurou que o crime teve correlação com outro assassinado ocorrido em Lagoa Santa, dias antes, que vitimou uma jovem de 18 anos. As duas vítimas se conheciam e eram integrantes de um grupo criminoso atuante no bairro Vila Maria, em Lagoa Santa.
Depois da morte da amiga, a vítima de 34 anos postou nas redes sociais diversas ameaças explícitas de vingança, jurando matar os assassinos responsáveis. “Os executores da morte da jovem, contudo, se anteciparam e localizaram o homem antes que ele pudesse articular um atentado contra eles”, revelou Mantovani.
O segundo suspeito dos crimes, um homem de 21 anos, já foi identificado pela PCMG e está com mandado de prisão preventiva em aberto.
O delegado titular em Lagoa Santa, Flávio Teymeny, comemorou o resultado da ação policial. “A operação é resultado de um trabalho integrado e minucioso das forças de segurança, reforçando o compromisso da Polícia Civil com a justiça e a segurança da população”, pontuou.
O suspeito está à disposição da Justiça no sistema prisional, e as investigações continuam para prisão do segundo investigado. Ambos foram indiciados por homicídio qualificado.
Fonte e fotos: Polícia Civil de Minas Gerais