Na manhã de segunda-feira (14/10), uma ação conjunta da Polícia Civil de Minas Gerais e do Rio Grande do Norte resultou na prisão de um homem, de 34 anos, suspeito de estelionato na cidade de Macau (RN). O suspeito foi localizado em Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro.
A operação, denominada Rota das Máquinas, foi conduzida pelo Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ) da PCRN, com apoio da 59ª Delegacia de Polícia de Macau e da Agência de Inteligência Policial da Delegacia Regional da PCMG em Divinópolis.
De acordo com as investigações, o homem é suspeito de integrar uma organização criminosa especializada em aplicar golpes envolvendo máquinas agrícolas. O grupo alugava maquinários de grande valor, sob a falsa alegação de que eram empresários e usariam os equipamentos em obras. Após o recebimento, os criminosos desapareciam com as máquinas.
O grupo, que atua em diversos estados do país, é suspeito de causar prejuízos milionários às empresas vítimas. No dia 4 de setembro, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte já havia prendido outro integrante do grupo na cidade de Mossoró (RN).
Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. Após ser detido, o suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.
As investigações continuam, com o objetivo de identificar e prender os demais envolvidos no esquema. A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população, que pode fornecer informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
Fonte e foto: Polícia Civil de Minas Gerais