Atletas e técnicos surdolímpicos agora fazem parte dos beneficiários do Programa Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico do Governo de Minas Gerais. É o que prevê a Lei 25.151, de 2025, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais do dia 15 de janeiro.
Com origem no Projeto de Lei (PL) 1.376/23, de autoria do deputado Zé Guilherme (PP), a norma altera a Lei 20.782, de 2013, que dispõe sobre o programa. Até a publicação da nova legislação nesta quarta (15), só era permitido o pagamento do benefício a atletas e técnicos de modalidades olímpicas e paraolímpicas.
Assim sendo, poderão pleitear o pagamento da Bolsa-Atleta e da Bolsa-Técnico participantes de jogos surdolímpicos e também aqueles praticantes de outras modalidades esportivas, desde que filiados a alguma entidade vinculada à Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS). Os benefícios serão concedidos conforme a disponibilidade financeira do Estado.
As Surdolimpíadas, disputadas pela primeira vez em 1924, em Paris, são a segunda competição multiesportiva mais antiga da história. Entre as modalidades disputadas nos jogos, estão atletismo, maratona, futebol, natação, judô e tênis. Em 2022, as Surdolimpíadas de verão foram realizadas no Brasil.
Fonte: ALMG
Foto: Henrique Chendes