sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A construção do Plano de Ação de Comunicação e Mobilização Social na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) teve um novo avanço nesta semana. Em reunião entre a direção, coordenadores e referências da área técnica e da comunicação e mobilização social, foram definidas as atividades a serem desenvolvidas e o público específico para cada ação.

O plano de comunicação e mobilização social é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para as 28 unidades regionais de saúde. O objetivo é promover uma comunicação mais assertiva e regionalizada, como parte do planejamento estratégico, para o fortalecimento das ações nos territórios.

Para a superintendente Kátia Rita Gonçalves, a comunicação em um órgão governamental fundamenta-se em estratégias de transmissão de informações que visam oferecer transparência, objetividade e assertividade nas relações institucionais e governamentais, seja com o público interno, externo e com a comunidade. “Um bom plano de comunicação contribui para que a instituição desenvolva relações mais sólidas tanto internamente, com seus servidores e colaboradores, quanto externamente, com gestores de saúde, profissionais de saúde e outros stakeholders (público de interesse)”, avalia.

Ainda para Kátia Gonçalves, o esforço da SES-MG para ampliar e qualificar a comunicação por meio das Unidades Regionais de Saúde (URSs) irá repercutir positivamente, podendo impactar em um melhor resultado dentre os objetivos estabelecidos. “A intenção é criar e manter espaços voltados à participação, adequando o conjunto de mídias aos públicos receptores dessas informações e repassando informações técnicas quanto às políticas públicas de saúde desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais”, disse.

O plano da SRS Passos será entregue à SES-MG em 21 de outubro, contendo diversas atividades de comunicação e mobilização que irão contemplar públicos distintos na área dos 27 municípios abrangidos pela regional. “Desenvolveremos diversos produtos de comunicação e mobilização para divulgar os programas e as políticas de saúde”, observou a superintendente.

Para elaborar o Plano de Ação de Comunicação e Mobilização Social da SRS Passos, uma equipe liderada pela superintendente Kátia Gonçalves participou da oficina Rotas Saúde em Pauta, realizada em 25 e 26 de setembro em Alfenas. No evento, dentre as diversas atividades, os representantes das macrorregionais Sudoeste, Sul e Extremo Sul discutiram a metodologia para a criação do plano e as ações de comunicação regionais que seriam desenvolvidas.

Fonte: SES-MG

Foto: Ascom Superintendência Regional de Saúde de Passos

Compartilhe:
Exit mobile version