A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inauguraram na segunda-feira (25/11), em Recife, a Casa Brasil IBGE SUDENE. O ambiente contará com recursos físico e digital, totens interativos, computadores para pesquisas e acesso ao acervo digital do IBGE. Também vai abrigar atividades presenciais e remotas, como cursos, oficinas e programas de pós-graduação.
No evento, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, agradeceu ao presidente do IBGE, Marcio Pochmann, pela escolha de instalar a primeira unidade descentralizada do Instituto no Nordeste. Para ele, a Casa Brasil IBGE SUDENE representa a materialização dos diálogos entre as duas instituições que, ressaltou, são fundamentais para a capacidade de se pensar estrategicamente o futuro de médio e longo prazos para o Brasil.
O prefeito de Recife, João Campos, ressaltou a capacidade de cooperação entre instituições para realizar um trabalho integrado e parabenizou a concretização da Casa Brasil IBGE Sudene.
Nadeji Queiroz, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), lembrou das dificuldades que os municípios têm de acessar informações e exaltou a importância da parceria.
Também o deputado federal Pedro Campos elogiou a parceria IBGE-Sudene e seu papel de fundamentar políticas públicas baseadas em evidências.
Já Marcia Aguiar, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), falou sobre o papel de preservação da memória exercido pela instituição e da relevância de parcerias para a produção de conhecimento.
Doroteia Blos, representando o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), elogiou a iniciativa e disse que a aproximação entre IBGE e Sudene favorecerá a formulação de políticas públicas pelo governo federal.
Por fim, o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, destacou a história do IBGE e a dimensão do atrabalho da instituição, presente em todos os estados da federação. Lembrou momentos históricos em que os dados estatísticos iluminaram um retrato do país diferente do conhecido e foram cruciais para formulação e implementação de mudanças estruturais na história do país.
Fonte: IBGE
Foto: Elvis Aleluia/Sudene