O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou, na tarde desta segunda-feira, 19 de maio, a suspensão por cinco partidas e aplicação de multa no valor de R$ 2 mil ao jogador Miguelito, meio-campista boliviano do América-MG. A penalidade foi imposta devido a um episódio de injúria racial durante o confronto com o Operário-PR, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro.
A equipe mineira divulgou, logo após o julgamento, que pretende ingressar com pedido de efeito suspensivo da decisão, possibilitando que o atleta continue disponível enquanto o processo tramita em nova instância.
O incidente ocorreu no dia 4 de maio, durante partida realizada no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. Após o apito final, o atacante Allano, do Operário, procurou a Polícia Civil do Paraná e relatou ter sido ofendido por Miguelito com a expressão “preto do c…”. De acordo com a denúncia, a fala teria acontecido aos 30 minutos da etapa inicial, no momento em que os jogadores se posicionavam para uma cobrança de falta próxima à lateral.
Após a suposta ofensa, Allano confrontou Miguelito, sendo acompanhado pelo capitão da equipe paranaense, Jacy. O árbitro Alisson Sidnei Furtado foi acionado e paralisou o jogo por 15 minutos, seguindo as diretrizes do protocolo antirracismo estabelecido pela Fifa e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Após a interrupção, a partida prosseguiu com os envolvidos ainda em campo. Miguelito foi substituído no intervalo por Benítez.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Brasil
Foto: STJD