A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), inaugurou no dia 11 de fevereiro as novas instalações do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (Cia-BH). Localizado na Avenida Afonso Pena, no centro da capital, o espaço passou por reforma estrutural de mais de R$ 1 milhão, garantindo um ambiente adequado para o atendimento inicial de adolescentes apreendidos.
As obras, iniciadas em janeiro de 2024 e concluídas em dezembro, foram financiadas com recursos do acordo entre a Vale e o Estado de Minas Gerais. O novo local foi projetado para oferecer mais eficiência e segurança no primeiro atendimento a esses adolescentes, contando com alojamentos, salas de atendimento técnico, triagem, vestiários e áreas administrativas.
Durante a inauguração, o secretário de Estado Adjunto de Justiça e Segurança Pública, cel. BM Edgard Estevo, ressaltou a importância da modernização. “Essa entrega é fundamental para que possamos continuar sendo referência nacional no atendimento socioeducativo. O novo espaço aprimora os fluxos de acolhimento e garante um ambiente adequado para a atuação das instituições parceiras, como Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura de BH e o Sistema de Justiça”.
A subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle Cyrillo, destacou o compromisso do Estado com a melhoria da socioeducação. “O investimento na revitalização do Cia-BH reforça o compromisso do governo com esse equipamento, que já é modelo para outros estados. Além de oferecer mais estrutura aos adolescentes, a modernização garante melhores condições de trabalho aos profissionais e fortalece um fluxo consolidado há mais de uma década”.
Sobre o Cia-BH
Criado em 2008, o Cia-BH assegura atendimento inicial adequado ao adolescente apreendido e sua família, além de dar maior agilidade e efetividade à responsabilização. O modelo concentra, em um único espaço, equipe interinstitucional com representantes da Suase, Polícia Civil, Polícia Militar, Tribunal de Justiça (Vara Infracional da Infância e Juventude), Ministério Público, Defensoria Pública e Prefeitura de Belo Horizonte.
A articulação entre os órgãos responsáveis pelo primeiro atendimento otimiza o sistema de justiça juvenil, garantindo uma resposta mais rápida e eficiente. Isso fortalece tanto a prevenção da reincidência infracional quanto a efetividade das medidas aplicadas.
Visita guiada
A inauguração contou com a presença de diversas autoridades do Sistema de Justiça, Segurança Pública e rede socioeducativa, entre elas o coordenador executivo da Coinj, juiz José Honório de Rezende; o diretor executivo do Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas (Pemse), Alexandre Rodrigues; a coordenadora executiva do Fórum Socioeducativo de BH, Viviane Cunha; o assessor adjunto de Articulação Interinstitucional do CBMMG na Sejusp, major BM Leandro de Oliveira Turini; a delegada Renata Ribeiro, chefe da Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad); o chefe do Estado-Maior do Comando de Policiamento da Capital, tem. Cel. Alex Silva; além da subsecretária de Prevenção Social à Criminalidade, Christiana Dornas, e demais representantes da Defensoria Pública e do Ministério Público.
Fonte: Agência Minas
Foto: Tiago Ciccarini