No dia 9 de janeiro, representantes da Defesa Civil Estadual e Municipal, além de diversas autoridades de Campanha e São Gonçalo do Sapucaí, participaram de um simulado de emergência hídrica na Comunidade do Campo Grande, localizada na Pequena Central Hidrelétrica (PCH – Usina do Xicão).
O exercício teve como objetivo testar e aprimorar as estratégias de resposta a um possível acidente com a barragem da Usina do Xicão, uma medida preventiva que se tornou mais rigorosa em todo o país após o trágico acidente na Barragem de Brumadinho, que resultou na morte de 270 pessoas.
O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência desenvolvido pela AMBAR Energia, atualmente responsável pela gestão da Usina do Xicão, em parceria com a Defesa Civil do Estado. A principal meta do exercício foi preparar as autoridades envolvidas na proteção da população, caso ocorra uma situação de risco ou rompimento da barragem localizada na área rural de Campanha.
Durante o simulado, foram apresentadas rotas de fuga, pontos de encontro e medidas práticas de salvamento, seguindo as orientações específicas para este tipo de emergência. As autoridades demonstraram como agir de maneira coordenada, destacando a importância da comunicação e do planejamento prévio para minimizar os danos em uma eventual crise.
O evento contou com a participação das Coordenadorias Regionais da Defesa Civil Estadual (6ª REDEC – Pouso Alegre e 17ª REDEC – Lavras), a COMPDEC (Defesa Civil de Campanha), a Prefeitura de Campanha, além de forças de segurança como a Polícia Militar (4º Pel / 16ª CIA de Campanha e 113ª Cia / 20º BPM de São Gonçalo do Sapucaí), o Corpo de Bombeiros Militar (2º Pel / 2ª Cia 9º Bombeiro Militar de Três Corações), e a empresa AMBAR Energia.
Com as informações e fotos da Prefeitura da Campanha