Na manhã de 29 de dezembro, Silvianópolis viveu um momento de grande emoção com o descerramento da placa do monumento em homenagem ao Cônego Paulo Monteiro, um paraibano que dedicou 30 anos de sua vida sacerdotal à cidade e região. Durante sua trajetória, o Cônego foi responsável pela construção do Colégio Santa Águeda, um marco educacional para o município.
A cerimônia foi iniciada pelo chefe de gabinete Murilo da Costa Santos, que apresentou a biografia do homenageado, destacando sua imensa contribuição à Silvianópolis. Estiveram presentes o prefeito Adalto Leal, ex-alunas, a diretora da Escola Municipal de São João da Mata, Maria Lúcia de Pádua, e muitos outros silvianopolenses, representando os três municípios que faziam parte da Paróquia Sant’Ana na época do Cônego Paulo Monteiro.
Lúcia Brasil, ex-aluna do Colégio Santa Águeda, emocionou a todos ao declamar uma poesia da professora Jaira Raposo (in memoriam), feita em homenagem às Irmãs da Providência. Zezinha Franco, também ex-aluna e ex-secretária de educação, resgatou memórias do Cônego e destacou a significativa reforma do Colégio Santa Águeda durante a gestão do ex-prefeito Vitor Nery na década de 1990.
O vice-prefeito e prefeito eleito Lúcio Peixoto reforçou a importância da Educação no município e a merecida homenagem ao Cônego Paulo Monteiro. A Secretária de Educação, Cibele Gonzales, também ressaltou seu compromisso com o legado deixado pelo homenageado, lembrando que o CIEMSA atualmente atende 380 alunos.
A Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Ivanna Peixoto, agradeceu a participação dos Conselhos de Cultura e de Turismo na concretização dessa importante obra. O prefeito Homero Brasil destacou as contribuições das famílias que trabalharam na construção do Colégio e o impacto dessa obra religiosa, cultural e educacional que atravessa gerações.
Por fim, o Cônego Ramon, Pároco da Paróquia Sant’Ana, fez a benção ao monumento e agradeceu, em nome da Diocese, pelo reconhecimento ao legado do Cônego Paulo Monteiro.
Este evento, sem dúvida, foi um dia memorável que reforçou o legado de um dos maiores nomes da história de Silvianópolis e da região.
Fonte e foto: Prefeitura de Silvianópolis