A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), realizou diversas ações para proteger e fiscalizar as áreas de preservação ambiental permanente, além de promover a conscientização.
Nos quatro anos de governo, foram plantadas mais de 55 mil árvores nativas da Mata Atlântica. Todas as árvores foram plantadas nas margens das bacias do município, no perímetro urbano e nas áreas de preservação permanente. Pela primeira vez, Juiz de Fora foi reconhecida como Cidade Árvore do Mundo pelo programa “Tree Cities of the World” da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU). O reconhecimento é concedido a cidades que cumprem os requisitos estabelecidos pelo programa. No Brasil, apenas 33 cidades possuem esse título.
A fiscalização de intervenções ilegais em áreas de preservação ambiental também foi uma prioridade para a PJF. Um dos destaques foi a ação contra uma obra irregular no aterro de um córrego no bairro Santa Efigênia, que resultou em autuação e multa superior a R$ 80 mil para o infrator. Essa situação agrava o risco de alagamentos, além de comprometer a qualidade ambiental e a segurança dos moradores.
Parque da Lajinha
Diversos eventos e atividades também foram promovidos no Parque Natural Municipal da Lajinha. Neste ano, o “Domingo no Parque” teve dez edições, com vários parceiros promovendo ações de conscientização e proteção do meio ambiente. Além disso, a gestão do parque promoveu a capacitação de seus funcionários, realizando uma formação especializada para a equipe do parque. O ano também contou com a instalação de dez obras de arte como parte do projeto “Arte no Parque”, proporcionando aos visitantes uma experiência cultural em meio à natureza.
Eventos e ações educativas
A Prefeitura também promoveu várias ações e eventos com foco na conscientização ambiental, como a Semana da Água, realizada em março, com o tema “A água nos une, o clima nos move”, que incluiu atividades educativas e culturais, e a Semana do Meio Ambiente, que teve como tema “Sustentabilidade e Meio Ambiente Urbano”, com ações voltadas à prevenção de desastres e à melhoria do espaço urbano, incluindo oficinas de reciclagem e coleta de materiais eletrônicos. Além disso, Juiz de Fora sediou a 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada na segunda semana de dezembro, com o tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”. O evento, organizado pela Sesmaur e pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), teve como objetivo principal discutir e formular propostas para enfrentar a crise climática e promover a sustentabilidade no município.
Durante o período de estiagem, a PJF promoveu a campanha “Queimada Mata”, que intensificou as vistorias em lotes vagos e notificou os responsáveis para realizarem as limpezas. Além disso, aconteceram ações de conscientização sobre os riscos que as queimadas representam para a saúde e para o meio ambiente.
Com o objetivo de prevenir incêndios florestais, ações educativas foram realizadas em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Além disso, uma palestra sobre educação ambiental foi realizada com o tema “Implementação da Política Ambiental em Juiz de Fora”.
Fonte e foto: Prefeitura de Juiz de Fora