No dia 21 de novembro, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Humano de Formiga participaram do Encontro de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), realizado em Piumhi, no Centro-Oeste de Minas Gerais. O evento, promovido pelas comissões das regiões Oeste, Sul e Sudeste de Minas, reuniu mais de 100 representantes de diversos municípios mineiros, como Alfenas, Capitólio, Passos, Poços de Caldas e Três Pontas, entre outros, além de importantes parceiros institucionais.
A atividade contou com a presença de organizações como a Diretoria Regional da Sedese de Passos, a Gerência Regional da Emater-MG de Passos, o Conselho Regional de Nutrição da 9ª Região, o Consea-MG, o Cecane-IF Sul de Minas, e os comitês municipais de segurança alimentar de Piumhi e região. A Prefeitura e a Câmara Municipal de Piumhi também participaram da organização do encontro.
Formiga foi representada pelo secretário de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, e pela diretora de Segurança Alimentar, Adriana Oliveira, que compartilharam a experiência do município no gerenciamento do Banco Municipal de Alimentos e nas redes de bancos de alimentos em Minas Gerais. Também fez parte da delegação formiguense a supervisora de Políticas Rurais, Lílian Silva, que abordou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma iniciativa do Governo Federal.
Anuar Teodoro destacou a importância do evento para o fortalecimento das políticas públicas de SAN. “Ficamos muito felizes com a participação expressiva no encontro. Isso demonstra que o trabalho em prol das Políticas Públicas de SAN em nossa região está gerando resultados positivos. Foi gratificante compartilhar nossos ‘cases’ de sucesso com os municípios participantes e contribuir para a implementação de ações em defesa das Políticas de SAN”, afirmou.
O encontro representou uma valiosa oportunidade para o intercâmbio de experiências e para o fortalecimento da rede de cooperação entre os municípios e as entidades parceiras na promoção da segurança alimentar e nutricional no estado. Além disso, serviu como uma plataforma para debater a implementação de políticas públicas que visam garantir o acesso a alimentos saudáveis e adequados para a população mineira.
Fonte e fotos: Prefeitura de Formiga