Cerca de 200 servidores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) concluíram o treinamento em Normas Regulamentadoras (NR’s). Na manhã da quinta-feira, 5, foi realizada a cerimônia de encerramento do curso, iniciado ainda em setembro. O evento ocorreu no auditório do prédio-sede da PJF.
“Estamos comemorando um gol. É um momento de reconhecimento e agradecimento aos servidores e servidoras que se dedicaram ao treinamento. Vamos trabalhar agora para dar sequência à capacitação dos gestores no que se refere às normas regulamentadoras”, destacou o secretário de Recursos Humanos, Rogério de Freitas.
Abordando as normas que tratam sobre Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR10), Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos (NR12), Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis (NR20), Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados (NR33) e Trabalho em Altura (NR35), o treinamento envolveu servidores das secretarias de Recursos Humanos (SRH), Saúde (SS), Mobilidade Urbana (SMU), Obras (SO), Transformação Digital e Administrativa (STDA) e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
“Acompanhei e vi o desenvolvimento do pessoal em observar e garantir a própria segurança, utilizando todos os ensinamentos que foram passados, como a utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPI). Eles viram na parte teórica e na prática como utilizar da forma correta e a importância dessa utilização”, avaliou o supervisor de gestão de transportes da SO, Francisco Júnior, que falou no evento em nome dos servidores.
O treinamento foi conduzido pela empresa Cia de Treinamentos Ltda, de Uberlândia, contratada por meio de processo licitatório. O engenheiro responsável pelo treinamento, Marco Aurélio Trindade, destacou a importância de “se colocar em prática tudo que aprendemos no dia-a-dia, dos treinamentos no que se refere às Nrs. As normas têm por necessidade contribuir para o mínimo da segurança dentro das atividades. Foram informações que podem mudar o trabalho no que se refere à segurança do dia-a-dia”.
O evento contou também com representantes do Ministério Público do Trabalho. O promotor Antônio Imaizumi parabenizou os servidores que foram treinados e reforçou a importância do treinamento. “O mais importante para um grupo é ter a cultura da segurança, quem executa, os administradores responsáveis. As NRs estão todas interligadas e é sempre importante estar atento aos treinamentos realizados”, enfatizou.
A capacitação incluiu cursos para cerca de 200 servidores da PJF, distribuídos em 13 turmas, coordenadas pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH), através dos departamentos de Ambiência Organizacional (Damor) da Subsecretaria de Pessoas e de Escola de Governo (DEG).
Fonte e foto: Prefeitura de Juiz de Fora