O Conselheiro Federal pela OAB de Minas Gerais, Sérgio Leonardo, foi nomeado Procurador-Geral da OAB Nacional. Esse foi o primeiro ato assinado pelo Presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, na gestão 2025/2028. A portaria de nomeação nº 001/2025 foi entregue no dia 3 de janeiro.
A Procuradoria-Geral da OAB Nacional tem a atribuição de cuidar da representação da instituição perante todos os órgãos do Poder Judiciário e da administração pública, de orientar a Presidência do Conselho Federal e de supervisionar o trabalho da Procuradoria de Prerrogativas, da Procuradoria de Honorários, da Procuradoria de Direitos Humanos e da Procuradoria Tributária.
Sérgio Leonardo pontuou que é um trabalho de muita responsabilidade e disse que está “muito honrado com a confiança da advocacia brasileira, expressada através dessa nomeação como primeiro ato da gestão do presidente Beto Simonetti. Focarei o trabalho na defesa intransigente das nossas prerrogativas profissionais e dos nossos honorários advocatícios, agindo sempre com muita serenidade para construir as pontes, através dos diálogos institucionais, que viabilizam as soluções em favor da advocacia e da cidadania, com coragem e independência para os enfrentamentos que forem necessários em defesa da profissão e da sociedade”.
Advogado especialista em Direito Criminal, Sérgio Leonardo tem uma história de serviços prestados ao Sistema OAB e à advocacia. Na OAB-MG foi Presidente (2022/2024), Tesoureiro (2016-2018), Diretor Secretário-Geral Adjunto (2013-2015), Conselheiro Seccional e Diretor do Departamento de Comunicação (2010-2012).
Fonte e foto: OAB-MG