Brasília recebeu, nesta semana, a mobilização de prefeitos, vereadores e lideranças políticas de todo o estado de Minas Gerais e do Brasil. Centenas deles se reuniram com o senador Carlos Viana (Podemos-MG) para debater os desafios enfrentados pelos municípios e como buscar recursos para o desenvolvimento local. No encontro, os gestores municipais foram unânimes ao refletir a preocupação com a situação financeira das prefeituras.
Durante as reuniões, Viana ouviu atentamente as demandas e os principais entraves enfrentados pelas administrações municipais. Segundo o parlamentar, a presença massiva de prefeitos na capital federal evidencia a crise orçamentária que atinge as prefeituras em todo o país. “A presença de quase cinco mil prefeitos aqui em Brasília mostra claramente a situação de penúria em que estão as prefeituras. Eles estão pedindo socorro porque os custos aumentaram, enquanto os repasses permaneceram os mesmos”, afirmou o senador que se comprometeu a seguir trabalhando para que mais recursos cheguem às cidades de Minas.
Viana criticou a centralização das políticas públicas em grupos e partidos aliados ao governo federal, o que, segundo ele, prejudica a distribuição equilibrada de recursos entre os municípios. “Hoje, os prefeitos não têm acesso a políticas que auxiliam o desenvolvimento dos municípios. Muitas delas estão concentradas em partidos aliados, sem critérios técnicos”, pontuou. Ele citou o programa Minha Casa, Minha Vida como exemplo, ressaltando que a definição das unidades habitacionais para cada cidade deveria seguir indicadores como número de habitantes e renda da população, e não motivações políticas”, disse.
Nos últimos três dias, mais de 100 prefeitos e centenas de vereadores de cidades de todas as regiões de Minas Gerais foram atendidos pessoalmente pelo senador Carlos Viana.
Fonte e fotos: ASCOM Senador Carlos Viana