A primeira edição da Semana de Minas tem início nesta segunda-feira (15/07), oferecendo uma extensa programação gratuita em diversos pontos de Belo Horizonte e outras cidades do estado. Promovida pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Cultura e Turismo e instituições parceiras, a iniciativa destaca a riqueza cultural e a diversidade artística de Minas Gerais. Ao longo dos próximos dias, serão realizados eventos que incluem música, cinema, literatura, artes plásticas, gastronomia, oficinas e exposições.
A semana é especialmente marcada pelo Dia de Minas, celebrado em 16 de julho, data que rememora a chegada da bandeira comandada pelo coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça em 1696, marco histórico para o estado. Em comemoração, a capital simbolicamente é transferida para Mariana todos os anos, através de decreto governamental. A programação inclui desde a abertura da exposição “A valorização e o resgate de nossa cultura”, no Palácio da Liberdade, até intervenções culturais como o flash mob no Mercado Central e apresentações musicais da Filarmônica na sacada do Palácio da Liberdade.
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, a Semana de Minas é uma oportunidade única de celebrar a identidade mineira. “Teremos uma programação diversificada e acessível a todos os públicos, que ressalta nossa cultura, nossa história e nossa memória. É um momento de orgulho para todos os mineiros”, destaca Oliveira.
Fonte e fotos: Secult MG.