Na tarde desta quinta-feira (19), a Seleção Brasileira Feminina conheceu seus adversários na primeira fase da décima edição da Copa América. Durante sorteio realizado pela Conmebol, a equipe brasileira, atual campeã do torneio e cabeça de chave do Grupo B, foi sorteada ao lado de Colômbia, Paraguai, Venezuela e Bolívia.
O Grupo A contará com as seleções de Equador, Argentina, Chile, Uruguai e Peru. A competição será realizada no Equador, entre os dias 12 de julho e 2 de agosto de 2025.
Na primeira fase, as equipes se enfrentarão no formato de pontos corridos, com todos os times do grupo jogando entre si. As duas melhores seleções de cada grupo avançarão para as semifinais. No confronto entre os grupos, a líder do Grupo A enfrentará a vice-líder do Grupo B, enquanto a líder do Grupo B jogará contra a vice-líder do Grupo A.
Embora a Copa América Feminina não seja mais classificatória para a Copa do Mundo, desde a criação das Eliminatórias Sul-Americanas, o torneio segue valendo vagas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. As duas equipes finalistas garantirão a participação no evento. Além disso, as seleções que ficarem em terceiro, quarto e quinto lugares conquistarão vagas para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2027. Para determinar as posições, serão realizados confrontos entre as duas terceiras colocadas da fase de grupos e entre as equipes eliminadas nas semifinais para definir as posições de terceiro e quarto lugares.
O Brasil, maior vencedor da Copa América Feminina, buscará seu décimo título no torneio. A seleção já levantou a taça em nove edições: 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018 e 2022. No título mais recente, a Seleção Brasileira derrotou a Colômbia, então dona da casa, na final.
Com as informações da CBF
Foto: Rafael Ribeiro / CBF