sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”
No Mané Garrincha, Amarelinha enfrenta o Peru às 21h45, pela décima rodada das Eliminatórias
A Seleção Brasileira é dona de um aproveitamento expressivo quando joga em Brasília. Em 16 partidas, venceu 13 e teve também um empate e duas derrotas. Nesta terça-feira (15), a Amarelinha enfrenta o Peru às 21h45, no Mané Garrincha, com o objetivo de dar sequência ao histórico vitorioso na capital federal.
Ao todo, o Brasil fez o torcedor brasiliense soltar o grito de gol 49 vezes e sofreu oito tentos. A última vez em que a torcida de Brasília esteve presente para acompanhar e apoiar a Seleção foi a vitória por 2 a 0, em 6 de junho de 2019, contra o Catar. Richarlison e Gabriel Jesus balançaram as redes no amistoso de preparação para a Copa América.
Já o duelo mais recente da Amarelinha na cidade aconteceu em 13 de junho de 2021. O jogo, porém, não teve a presença do público, em função das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Pela Copa América, a Seleção derrotou a Venezuela por 3 a 0, com gols de Marquinhos, Neymar e Gabriel Barbosa.
PRIMEIRO JOGO
A primeira partida disputada pela Seleção em Brasília se deu há cerca de 50 anos. Em 21 de abril de 1974, a equipe comandada por Zagallo goleou o Haiti por 4 a 0, no Estádio Hélio Prates da Silveira, hoje chamado de Mané Garrincha. Paulo César Lima, Rivellino, Edu e Marinho Chagas marcaram os gols da vitória.
MAIORES VITÓRIAS
Os principais resultados da Amarelinha em Brasília aconteceram em 2005 e em 2013. No primeiro, Parreira liderou o Brasil rumo à goleada por 5 a 0 sobre o Chile, pelas Eliminatórias, em 4 de setembro. Juan, Robinho e um hat-trick de Adriano marcaram os gols do time verde e amarelo.
Já em 2013, a vitória foi por 6 a 0 sobre a Austrália, em 7 de setembro, em amistoso realizado pouco meses após a conquista da Copa das Confederações. Jô (duas vezes), Neymar, Ramires, Alexandre Pato e Luiz Gustavo garantiram o triunfo brasileiro.
TROPEÇOS
Dos 16 jogos em Brasília, a Seleção não saiu vitoriosa em três oportunidades. Em 28 de abril de 1985, foi superada pelo Peru por 1 a 0, em amistoso.
Em 12 de dezembro de 1987, a equipe empatou em 1 a 1 no amistoso com a Alemanha. E, em 12 de julho de 2014, foi derrotada por 3 a 0 para a Holanda, na disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
NO BEZERRÃO
Em 19 de novembro de 2008, a Amarelinha goleou Portugal por 6 a 2, em amistoso disputado no Bezerrão, que recebeu apenas um jogo na capital federal. Luis Fabiano (três vezes), Adriano (duas vezes) e Elano estufaram as redes para o Brasil.
Quase 16 anos depois, o estádio recebeu dois treinamentos da Seleção antes da partida contra o Peru. O reencontro foi marcado pelo carinho do torcedor brasiliense com os atletas.
Fonte e Foto: CBF
Foto: Lucas FigueiredoCBF
Compartilhe:
Exit mobile version