A sessão da Segunda Câmara no 8 de outubro, a última presidida pelo conselheiro Wanderley Ávila, que se desligará de suas atividades no próximo no dia 17 de outubro, foi marcada por fortes emoções. Os colegas da Casa – conselheiros, representante do Ministério Público de Contas, servidores, e até mesmo os advogados que ocuparam o parlatório, renderam homenagens ao decano, enaltecendo sua trajetória como chefe do Executivo, parlamentar, conselheiro e, sobretudo, como ser humano.
O conselheiro Mauri Torres, o primeiro a cumprimentar o colega, remontou aos idos dos anos 80, época em que Wanderley Ávila foi prefeito de Pirapora, passando pelo Parlamento mineiro, quando ambos serviram ao povo de Minas Gerais na Assembleia Legislativa, como deputados estaduais. Mauri ressaltou o espírito mediador, conciliador e articulador do decano, tendo salientado que o colega sempre manteve relacionamento cordial e gentil, não só com os conselheiros, mas com todos servidores e funcionários da Casa, assim como com os conselheiros de todo o Brasil.
O conselheiro substituto Hamilton Coelho, dirigindo-se ao decano, cumprimentou toda sua equipe, atribuindo ao colega virtudes como temperança e firmeza para conduzir as sessões do colegiado ao longo de tantos anos, além de nominar como irrepreensível sua passagem pela Corte mineira. “Resta-nos o alento de poder continuar a conviver com esse fantástico ser humano, Wanderley Ávila, cujo lume no olhar e largo sorriso nos cativam”, complementou.
Também o representante do Ministério Público de Contas, Daniel Guimarães, e o diretor da Secretaria da Segunda Câmara, Alexandre Pires, prestaram homenagens ao presidente da Segunda Câmara. Guimarães salientou que Ávila é homem que conheceu as dificuldades da vida desde cedo e decidiu superá-las com estudo, trabalho e fé. “Sertanejo do Norte de Minas, cabeça branca e couro grosso, frutos de sua rica experiência”, brincou o procurador, lembrando ainda a paixão pelo Clube Atlético Mineiro, que sempre os imanou.
O secretário Alexandre Pires exaltou o espirito carinhoso e brincalhão do decano e demonstrou sentimento de gratidão por Wanderely Ávila. Enfatizou o a importância do conselheiro em sua trajetória no Tribunal de Contas. Nesse momento, foi entregue ao conselheiro, pelas mãos do servidor Eduardo Aquino, uma placa comemorativa em nome dos servidores e colaboradores da Secretaria da Segunda Câmara.
Ao final, emocionado, Wanderley Ávila agradeceu a cada um que o homenageou, reforçando seu apreço e seu sentimento de irmandade pelos colegas. Dirigindo-se a todos os servidores, colaboradores e prestadores de serviço do Tribunal de Contas, relembrou os bons momentos vividos desde que ocupou a presidência da Segunda Câmara. “Guardarei eternamente comigo, na memória, todo o tempo aqui vivido, as amizades construídas, os abraços recebidos, os erros corrigidos, as vitorias alcançadas e as derrotas aprendidas”, finalizou o decano, deixando registrado o seu mais sincero “obrigado´ e o mais verdadeiro “Deus lhes pague por tudo”.
Fonte: TCEMG
Foto: Hernando Garcia