sábado, 23 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em colaboração com o Instituto Sonho Grande (ISG), está promovendo uma avaliação detalhada do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) nas 786 escolas estaduais que oferecem esta modalidade.

A pesquisa, que pode ser realizada on-line até o dia 5 de setembro, envolve representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, e é direcionada a estudantes, professores, diretores escolares e ao coordenador-geral das escolas participantes.

O objetivo do Governo de Minas é reunir opiniões de diversos membros da comunidade escolar para avaliar a implementação do modelo de educação integral e identificar áreas para aprimoramento.

A Coordenadora-Geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Andréa Botelho, destaca a relevância da pesquisa. “Os resultados orientarão as ações da Secretaria, para identificação e socialização de práticas bem-sucedidas e permitirão a adaptação das metodologias às necessidades identificadas pela comunidade escolar”, diz.

Formulários da Pesquisa

A pesquisa conta com quatro formulários distintos para cada segmento da comunidade escolar. Os participantes devem acessar o formulário correspondente ao seu perfil nos links abaixo:

  • Formulário do Diretor;
  • Formulário do Coordenador-Geral EMTI;
  • Formulário do Professor;
  • Formulário do Estudante.

Critérios de Participação e Tutoriais

Para garantir a validade dos dados, é essencial que cada escola EMTI participe e que cada segmento preencha o formulário apenas uma vez. Respostas duplicadas e preenchimentos múltiplos por um mesmo grupo não serão considerados. Os participantes têm a opção de salvar e retomar o preenchimento do formulário posteriormente, se necessário.

Mobilização e Materiais de Apoio

A participação ativa das escolas é fundamental para o sucesso da pesquisa e para o aprimoramento do EMTI. Para incentivar a adesão, a SEE/MG disponibilizou materiais gráficos editáveis que podem ser utilizados pelas escolas.

Visitas presenciais

Além da pesquisa digital, uma equipe do Instituto Sonho Grande realizará visitas presenciais a algumas escolas para obter um panorama mais detalhado. As datas e horários das visitas serão comunicados pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) responsável pela escola.

Serão visitadas as Escolas Estaduais Deputado Renato Azeredo, em Contagem; E.E. José Amâncio dos Santos, em Igarapé; E.E. Presidente Antônio Carlos e E.E. José Bonifácio, em Belo Horizonte; E.E. Luiz de Mello Vianna Sobrinho, em Conselheiro Lafaiete; E.E. Padre Antônio Vieira, em Santos Dumont; E.E. Professor Milton Campos, em Coronel Pacheco; E.E. Quinzinho Inácio, em Viçosa; E.E. Santo Agostinho, em São Francisco do Glória; e E.E. José Martins Drummond, em Dionísio.

 

Fonte: Agência Minas

Foto: SEE-MG / Divulgação

Compartilhe:
Exit mobile version