Projeto Automatiza.MG foi destaque na celebração dos 60 anos da Diretoria de Recursos Humanos da corporação
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) apresentou palestra com o tema “O Desafio da Gestão de Pessoas na Administração Pública” no seminário comemorativo dos 60 anos da Diretoria de Recursos Humanos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), realizado nesta terça-feira (17/9).
Ministrada pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves, a palestra teve o objetivo de capacitar e desenvolver as competências profissionais dos militares que atuam na área de gestão de pessoas. A apresentação da secretária destacou o projeto Automatiza.MG, iniciativa da Seplag-MG que utiliza tecnologia e inovação para aprimorar o serviço público.
“Ao facilitar o trabalho do servidor público, com a otimização do tempo gasto nas tarefas cotidianas, o Automatiza.MG amplia a capacidade de entrega dos serviços públicos para o cidadão mineiro, conferindo maior dinamismo e qualidade, além de promover a cultura de inovação, através da Inteligência Artificial”, ressaltou Camila Neves.
Segundo a gestora, um dos desafios da implantação do projeto foi o receio dos servidores de serem substituídos pelos robôs. “Atuamos para deixar muito claro que essa substituição não existirá, porque sempre vamos precisar de quem conhece o negócio, de quem pensa no que está fazendo”, destacou.
Mentorias
Frentes de atuação, treinamentos, mentorias, exemplos de aplicabilidade e estrutura necessária para implementação do projeto foram alguns dos itens explicados na apresentação.
“Estamos à disposição para aplicação de mentoria ou até mesmo para avaliar um projeto maior em que a Seplag-MG e a PMMG possam atuar juntas”, afirmou.
O coronel Neyton Rodrigues, diretor de Recursos Humanos da PMMG, salientou a importância da gestão de pessoas no serviço público e a relevância dos temas tratados pela secretária.
“Agradeço pela participação da secretária Camila Neves e pelo brilhantismo e grande contribuição na transmissão de conhecimentos do seminário. O desafio da gestão de pessoas é uma questão primordial para a instituição”, considerou.
Agilidade
O projeto, que começou a ser executado no segundo semestre de 2023, constitui-se em uma alternativa para desburocratização e agilidade no setor público, disseminando a automatização de processos e o uso da inteligência artificial.
Desde sua implantação, já criou mais de 45 robôs para serem usados pelos servidores, reduzindo em mais de 1,3 mil horas mensais o tempo necessário para a realização de processos que foram aprimorados.
Fonte: Agência Minas
Foto: Seplag/ divulgação