Na segunda-feira (10/2), mais de 1,5 milhão de estudantes retornam às salas de aula nas 3.422 escolas estaduais de Minas Gerais para o início do ano letivo. O primeiro dia marca não apenas a retomada das atividades pedagógicas, mas também um momento de acolhimento, reencontros e expectativas para um novo ciclo de aprendizado.
Uma das grandes novidades da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) para este ano é o programa Trilhas de Futuro nas Escolas, que também começa nesta segunda-feira, assim como a 5ª edição do Trilhas de Futuro. A iniciativa amplia as oportunidades de formação técnica para os estudantes da rede estadual, garantindo qualificação profissional alinhada às demandas do mercado de trabalho.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, acompanhou as atividades na Escola Estadual Professor Nélson de Sena, em Governador Valadares. A unidade será uma das primeiras a oferecer o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) concomitante ao curso técnico de Sistemas de Energia Renovável pelo Trilhas de Futuro nas Escolas, iniciando com três turmas do 1º ano.
“Daqui a três anos, esses estudantes saem formados, com certificado de conclusão de curso. Estamos ampliando as possibilidades para os nossos alunos, unindo o ensino médio à formação técnica e preparando-os melhor para o futuro. É um sucesso”, afirma Igor de Alvarenga.
Em seu primeiro ano, o Trilhas de Futuro nas Escolas chega a cerca de 10 mil estudantes em 155 escolas estaduais, distribuídas em 37 municípios. A iniciativa é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), instituição reconhecida por sua excelência na qualificação profissional.
“Me sinto muito grata. Em escola pública, muitas vezes não temos essas oportunidades de formação. Sei que vai ser uma coisa boa, tanto durante o curso, no processo de aprendizagem, quanto no meu futuro”, conta Kamilly Nauhana, de 15 anos.
Outras novidades
Ainda no primeiro dia letivo, a secretária de Estado Adjunta de Educação, Fernanda Neves, e a superintendente de Políticas Pedagógicas, Rosely Lima, acompanharam o retorno dos estudantes na Escola Estadual Celmar Botelho Duarte, em Belo Horizonte.
Duas mudanças importantes marcam 2025 na rede estadual: a implementação integral do novo ensino médio nos três anos de escolaridade e a nova legislação que proíbe o uso de celulares nas escolas. As medidas têm como objetivo aprimorar o aprendizado e criar um ambiente mais adequado para a socialização e o desenvolvimento das habilidades dos estudantes.
“Começamos o ano letivo com a implementação integral do Novo Ensino Médio, trazendo um novo currículo voltado para o desenvolvimento socioemocional e o mundo digital. Além disso, a nova lei proíbe o uso de celulares nas escolas, e estamos trabalhando na adaptação dessa medida. É fundamental que toda a comunidade escolar compreenda a importância dessa mudança para um ambiente mais propício ao aprendizado e à socialização”, destaca Fernanda Neves.
Calendário Escolar
O Calendário Escolar 2025 da rede estadual de ensino de Minas Gerais foi estruturado para garantir uma distribuição equilibrada dos dias letivos, assegurando o cumprimento da carga horária mínima exigida por lei e proporcionando períodos adequados para planejamento pedagógico e momentos de descanso para estudantes e profissionais da educação.
As aulas do primeiro semestre ocorrem entre 10/2 e 20/7, com o período de recesso escolar programado entre os dias 21/7 e 1/8. Já o segundo semestre tem início em 4/8 e se encerra em 17/12, garantindo que todas as atividades acadêmicas sejam concluídas antes das festividades de fim de ano. O Calendário Escolar completo está disponível para consulta no seguinte link:
https://www.educacao.mg.gov.br/wp-content/uploads/2024/10/Calendario-Escolar-2025-para-impressao.pdf.
Fonte: Agência Minas
Foto: SEE-MG / Divulgação