Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, como uma emergência de saúde pública de importância internacional na semana passada, o governo de São Paulo intensificou as medidas de monitoramento e prevenção da doença. A decisão global vem em resposta ao aumento dos casos em várias regiões, especialmente na África.
Medidas de Monitoramento e Prevenção
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo já implementou recomendações técnicas para todos os serviços de saúde do estado, com o objetivo de orientar a população e garantir uma resposta eficaz ao surto. Notas informativas estão sendo elaboradas para informar os cidadãos sobre a doença e as medidas preventivas necessárias.
“A mpox se tornou uma nova emergência de saúde pública global devido à cepa 1b, que pode ter um potencial transmissor ainda maior. Embora não haja motivos para alarme excessivo em São Paulo, é essencial manter a vigilância e seguir as recomendações para evitar a propagação da doença”, destacou Regiane de Paula, coordenadora de saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da SES.
Fonte e foto: Agência Brasil